Conflito em Atalaia: Prefeitura tenta encontrar solução com apoio do MP

Ascom MPReunião tenta encontrar soluções para conflito em Atalaia

Reunião tenta encontrar soluções para conflito em Atalaia

Uma reunião envolvendo o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, promotor Sóstenes Gaia, Sindicato dos Educadores, lideranças do Movimento Sem Terra e o prefeito Manoel da Silva, o professor Mano (PTB), tenta encontrar uma solução para a série de reivindicações no município de Atalaia.

Desde a segunda-feira, 6, a sede da Prefeitura está sendo ocupada pelos movimentos sociais e lideranças sindicais. A reunião ainda envolve representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma vez que os manifestantes bloquearam um trecho da BR 316 por mais de seus horas nesta terça-feira.

Os trabalhadores exigem o pagamento dos salários referentes ao mês de novembro e os trabalhadores rurais solicitam melhorias na infraestrutura dos assentamentos no município.

Em entrevista à imprensa, o prefeito Mano disse que a prefeitura vem enfrentando dificuldades no pagamento dos salários devido à redução do repasse do recursos federais. O prefeito informou, no entanto, que um calendário está sendo elaborado para assegurar o pagamento.

Quanto aos trabalhadores rurais, o chefe do Executivo disse que a cidade possui 11 assentamentos e que o trabalho da prefeitura vem sendo realizado, apesar de não ocorrer na velocidade desejada pelos trabalhadores.

O Ministério Público e os deputados estadul, Judson Cabral, e federal, Paulão, também participam da audiência. A reunião ainda não foi concluída.

Nova reunião foi marcada para quarta-feira (15)

Após a reunião, realizada na manhã desta quarta-feira, ficou decidido que um novo encontro será realizado na próxima quarta-feira (15), desta vez, na sede do Ministério Público Estadual.

Além disso, segundo a assessoria de imprensa do MPE, ficou constituída uma comissão, formada por oito membros, sendo quatro representantes do Município e quando do Comitê Popular em Defesa de Atalaia. Cada equipe vai fazer um relatório e apresentar na próxima quarta-feira, às 15h, na sede do MPE, a situação das contas da Prefeitura. Todos poderão ter acesso as contas do Município para produzir esses documentos.

Ainda durante a reunião, foram lançadas propostas de pagamentos dos salários atrasados. Somente o salário de novmembro ficou acertado para ser pago até sexta-feira(10). Sobre os pagamentos dos outros meses, o Comitê propôs o pagamento de novembro para sexta-feira (10), o pagamento de janeiro até o dia 31 deste mês e o salário de dezembro parcelado em três parcelas

Já a Prefeitura ofereceu a proposta de pagar novembro até sexta, o salário de janeiro no dia 10 de fevereiro, e o mês de dezembro em doze parcelas a serem pagas todo dia 16 de cada mês.

Apesar das propsotas, nenhuma delas foi aceita e as formas de pagamentos serão discutidas na próxima reunião.

Sobre a ocupação dos prédios públicos, ficou combinada a desocupação dos prédios até o próximo encontro, no dia 15.

Atualizada às 15h28.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos