Matrícula online deve ser efetuada até a próxima sexta

Ascom/SEEMatrícula online

Matrícula online

O processo de pré-matrícula para alunos novatos da rede pública estadual se estende até a próxima sexta-feira, dia 10. Iniciada no dia 30 de dezembro, a pré-matrícula será efetuada online por meio do site www.matriculaonline.al.gov.br e contempla unidades de ensino de 49 municípios alagoanos.

Para efetuar a pré-matrícula de alunos novatos, o candidato ou seu responsável legal deve acessar o site da matrícula online, preencher um formulário com dados pessoais e escolher turno, ano pretendido e até cinco opções de escola.

Efetuado o cadastro, será necessário retornar ao site da matrícula a partir do dia 17 de janeiro para verificar em qual escola o pretendente foi alocado. No período de 20 a 24 de janeiro, o candidato ou seu responsável comparece à escola para confirmar a sua matrícula portando a seguinte documentação: originais e cópias de certidão de nascimento/casamento ou Identidade; CPF do aluno (se possuir); histórico escolar ou declaração da última escola estudou; Identidade e CPF do responsável legal (caso o aluno seja de menor); laudo comprobatório de deficiência (caso seja necessário) e comprovante de residência atualizado. Para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, também será preciso apresentar carteira de vacinação atualizada e parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo do aluno, o qual é emitido pela escola onde o mesmo estudou anteriormente.

Os residentes de Maceió que optarem pelos turnos matutino ou vespertino deverão apontar pelo menos uma unidade perto de seu endereço residencial e uma distante. Para os matriculados no Ensino Médio, o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) aparecerá como opção de escola próxima em virtude da oferta de transporte escolar.

Distribuição

A distribuição das vagas será feita de acordo com a disponibilidade física de cada escola e o tipo de atendimento que ela presta. Estudantes com deficiência e crianças e adolescentes com até 18 anos incompletos terão atendimento prioritário, conforme preconizam, respectivamente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 54, inciso III) e a Constituição Brasileira (artigo 227).

Segundo o diretor de Apoio à Gestão Escolar da SEE, Artur Ferreira, os alunos residentes da parte alta da capital e do Litoral Norte que não encontrarem vagas nas unidades de ensino nestas localidades terão transporte escolar garantido pela secretaria.

“Temos uma grande demanda por vagas na parte alta de Maceió e no litoral norte e, por isso, a Secretaria oferece o transporte escolar gratuito para quem porventura não encontrar vagas em escolas desta região. Os estudantes moradores da parte alta terão transporte para vir ao Cepa, enquanto aqueles que vivem no litoral norte terão o deslocamento garantido para as nossas escolas na Jatiúca”, explica.
Vagas – Foram disponibilizadas vagas para 1º e 6º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram ofertadas vagas no 1º e 5º períodos diurno e 1º e 6º períodos noturno do Ensino Fundamental e 1º período do Ensino Médio. Para a matrícula no EJA, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Médio.

O processo contempla escolas estaduais nos municípios de Maceió, Barra de São Miguel, Campo Alegre, Coruripe, Junqueiro, São Miguel dos Campos, Cacimbinhas, Major izidoro, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios, Atalaia, Capela, Chã Preta, Viçosa, Arapiraca, Traipu, Coité do Noia, Feira Grande, Dois Riachos, Maravilha, Olho D’Água das Flores, Olivença, Santana do Ipanema, Branquinha, Colônia Leopoldina, São José da Laje, União dos Palmares, Batalha, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Olho D’Água do Casado, Pariconha, Coqueiro Seco, Joaquim Gomes, Novo Lino, Pilar, Rio Largo e Satuba.

Fonte: Ascom/SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos