João Pedro Stédile participa de debate nesta segunda-feira em Maceió

Na próxima segunda-feira (13/01), o economista e dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, vem a Maceió para participar de debate que questionará o atual sistema político no Brasil. A atividade faz parte do lançamento do Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político e será realizada a partir das 17h no auditório do Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na praça Sinimbu.

Um amplo conjunto de organizações e movimentos sociais compõe o Comitê Estadual do Plebiscito, que organiza a atividade. A intenção desses movimentos Brasil afora é realizar um plebiscito que pergunte amplamente à sociedade: “Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. A noção de que o atual sistema político é estritamente vinculado ao poderio econômico e pouco representativo das opiniões vigentes na sociedade é o ponto de partida para este questionamento.

Somente uma constituinte exclusiva e soberana, que não vincule os atuais parlamentares ao processo, poderia deslanchar uma verdadeira mudança na forma de exercer o poder político no país. Hoje centrada apenas na representatividade, a participação política não contempla a autonomia do poder popular, em manifestações, conselhos de base etc. É uma contradição com o primeiro artigo da Constituição Federal, que atesta: “todo poder emana do povo”.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos