Pronatec: Alagoas ganha mais de dois mil novos profissionais

AL 24hEstudantes recebem certificado de formação profissional do Pronatec

Estudantes recebem certificado de formação profissional do Pronatec

Mais de dois mil alunos da rede pública de ensino receberam os certificados dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec). A solenidade de entrega aconteceu na tarde desta quinta-feira(23), na Casa de Shows Musique, na Jatiúca, e contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim.

Durante o evento, o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, destacou a parceria com as escolas profissionalizantes e com o Estado de Alagoas no sentido de oferecer oportunidades para jovens e adultos da rede pública.

“O Pronatec é uma grande oportunidade para estes jovens conseguirem se profissionalizar. É o primeiro passo que vai fazer a diferença na vida profissional de cada um deles. Alagoas é um estado que está sendo priorizado em todos os programas do Governo Federal”, disse o secretário.

O secretário ressaltou ainda os esforços que estão sendo feitos pelos municípios que contribuem para o sucesso do programa em Alagoas. “As mais de 56 mil matrículas nos cursos do Pronatec refletem os esforços que cada município vem fazendo, além dos nossos parceiros que estão oferecendo cada vez mais vagas, o que reflete o sucesso do programa em Alagoas”, afirmou Paim.

Após a leitura do juramento e do discurso do orador das turmas, foi a vez dos alunos receberem os certificados. Representando os demais estudantes, o aluno Elbert Cruz de Oliveira, de 18 anos, foi um dos estudantes que subiu ao palco para receber o certificado pelo curso de músico de orquestra, ofertado pela Universidade Federal de Alagoas.

Elbert já tinha um contato com a música na igreja que frequenta, mas foi com o curso do Pronatec que ele se aperfeiçoou. Com os ensinamentos adquiridos no curso, Elbert montou um grupo e hoje já consegue ganhar dinheiro fazendo apresentações com seu grupo de músicos.

Os certificados de formação profissional foram entregues a 2.340 alunos formados nos cursos de operador de computador, eletricista instalador predial, montador e reparador de computador, auxiliar administrativo e instalador de acessórios automotivos, músicos de orquestras, entre outros, dos centros de educação profissional Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, em Maceió, e Alice Beltrão de Castro, em Coruripe; das escolas Pedro França, em Arapiraca, e Mileno Ferreira, em Santana do Ipanema, cursos ofertados pelo Sistema S (Senai, Senac, Senar), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Federal de Alagoas(Ufal).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos