São José da Laje ganha mais uma UBS nesta segunda-feira

AssessoriaSecretário Jorge Villas Bôas

Secretário Jorge Villas Bôas

Em mais uma ação para assegurar que os alagoanos tenham acesso a Atenção Básica de qualidade, o Governo do Estado vai entregar, nesta segunda-feira (27), mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em São José da Lage. A cerimonia de inauguração acontece às 11 horas, no Conjunto Armando Lyra, e irá contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e do Secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, que às 10 horas irão visitar o Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo.

Por meio da nova UBS, construída com recursos da ordem de R$ 648.890 mil, através do Programa Alagoas Tem Pressa, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) irão ter acesso a atendimento médico, odontológico, farmacêutico e de enfermagem, além de serviços de nebulização, curativos, vacinas e um escovódromo. Localizada em uma área de 250 m², a unidade é dotada de um ambiente moderno e amplo, que atende as todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo destaca o secretário de Estado da Saúde.

“O propósito do governador Teotonio Vilela Filho é estruturar a Atenção Básica no interior, para que a população tenha acesso a ações de saúde preventiva, evitando superlotar as unidades de média e alta complexidade, principalmente em Maceió. Isso porque, estudos comprovam que 80% dos problemas de saúde podem ser solucionados na Estratégia de Saúde da Família, que nesta gestão está recebendo total apoio, por meio de recursos repassados mensalmente aos municípios”, enfatiza Jorge Villas Bôas.

Isso significa dizer que os moradores de São José da Laje terão acesso a consultas, exames e outros procedimentos relativos à Atenção Básica de forma ágil, qualificada e humanizada, como preconiza a política do SUS. Ainda de acordo com o secretário de Estado da Saúde, “o atendimento seguirá todas as especificações do Ministério da Saúde, proporcionando uma assistência integral, onde ocorra efetiva resolutividade dos problemas”, assegura, ao ressaltar que o município já conta com uma UBS inaugurada no ano passado.

Fluxo de Atendimento – Segundo especificações do Ministério da Saúde, por meio da Estratégia de Saúde da Família, os pacientes atendidos na UBS devem passar por uma triagem da equipe multidisciplinar do Programa Saúde da Família (PSF). Posteriormente, eles são encaminhados para realizar consultas eletivas na unidade, têm acesso ao calendário de vacinação, nebulização e serviços odontológicos e podem realizar curativos e participar de atividades que tenham como foco a promoção da saúde.

Desde o início da atual gestão já foram inauguradas UBSs em Joaquim Gomes, Cajueiro, Atalaia, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Major Isidoro, Messias, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piranhas, Poço das Trincheiras, Tanque d’Arca, Taquarana, Rio Largo e Branquinha. As unidades foram construídas com recursos do Governo Estadual e Federal, por meio dos Programas Alagoas Tem Pressa e da Reconstrução.

Ib Gatto Falcão – Reestruturada no final do ano passado, a maternidade possui dez leitos para clínica obstétrica e oito leitos para Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal 24 horas. A Unidade é destinada a realização de partos que não sejam de alto risco, que devem ser realizados na Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió.

Além das gestantes de Rio Largo, a maternidade beneficia também a população da 1ª Região de Saúde (Messias, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco), 3ª Região de Saúde (Flexeiras, Joaquim Gomes) e todos os municípios da 4ª Região (como Viçosa, Atalaia e Pilar), e ainda todo o Planalto do Jacutinga, que compreende os bairros Tabuleiro do Martins e Benedito Bentes, em Maceió.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos