Alagoas vai sediar um dos maiores eventos de empreendedores digitais no Nordeste

Ascom SectiAscom Secti

Pela primeira vez o Nordeste terá uma versão regional do Demo Brasil. E Alagoas foi escolhida como a sede, graças ao desempenho da Ciência e Tecnologia no Estado e os prêmios e reconhecimentos da qualidade dos empreendedores digitais

Alagoas deixou de ser apenas um caso isolado de sucesso e ganhou agora status de Estado que tem na qualidade de seus projetos de empreendedorismo digital e na política de Ciência, Tecnologia e Inovação um de seus diferencias competitivos. Como resultado, acaba de conquistar mais um importante espaço no mundo das startups. Vai ser a sede do Demo Nordeste, a primeira vez que a região recebe um evento desse porte, uma versão regional do Demo Brasil, uma franquia internacional na área de eventos de TI, nos quais os especialistas em inovação e empreendedorismo digital demonstram suas ideias e propostas para transformar o mundo, a partir de descobertas na área de tecnologia da informação e através das startups.

O anúncio da sede do Demo Nordeste em Alagoas aconteceu na quinta-feira, 19, em São Paulo, durante um encontro entre o empresário Geraldo Santos, do Demo Brasil, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, o qual fez toda a articulação com os diversos parceiros envolvidos na organização deste evento. O Demo Nordeste acontecerá em Maceió no mês de abril deste ano e terá como parceiros o Governo de Alagoas, através da Secti – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Instituto Parque Tecnológico de Alagoas, Seplande – Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento e da Fapeal – Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, além do Sebrae/AL e empresas privadas.

Para Geraldo Santos, do Demo Brasil, “escolhemos Alagoas para sediar a primeira edição regional no País, porque há um ano estamos vendo de perto o trabalho sério que está sendo desenvolvido em todo estado, tanto pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), como SEPLANDE, quanto por entidades de fomento como SEBRAE Alagoas e Universidades locais. Percebemos um alto nível de engajamento existente entre essas instituições com os empreendedores e investidores da região e acreditamos que tudo isso acelerou o crescimento das startups alagoanas”.

O organizador do Demo Brasil explicou ainda que startups alagoanas “que souberam aproveitar a oportunidade e tiveram capacidade de criar produtos inovadores já começam a ganhar destaque nacional e internacional”, a exemplo do Hand Talk, projeto de tradução do português para a Libras – Linguagem dos Surdos, considerado pela ONU o melhor aplicativo do mundo de responsabilidade social em 2012. Geraldo afirma que, “como parte do nosso compromisso com o desenvolvimento do ecossistema, queremos ao levar uma edição regional para Alagoas, premiar todas as Startups do Nordeste com uma Conferência Global que está presente em mais de seis países, e oferecer esta oportunidade de extrair as melhores inovações da região que irão representar o Nordeste na edição nacional do DEMO Brasil, em junho no Rio de Janeiro”.

Para Eduardo Setton, sediar um evento deste porte é uma grande responsabilidade, mas também faz parte dos frutos que o Estado passa a colher na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Temos reconhecimento agora fora de Alagoas, quando o assunto é empreendedorismo digital. Depois da realização de três eventos estaduais focados nas startups de Alagoas, dois DemoDays Alagoas (2012 e 2013) e um Startup Weekeend Maceió em 2013, agora, vamos mostrar ao mundo os talentos que o Nordeste traz em inovação, com a escolha dos melhores da região na área do empreededorismo digital.

No Demo Nordeste, em Maceió, dia 30 de abril, serão escolhidas 12 startups vencedoras que representarão o Nordeste, na edição nacional do DemoBrasil, no Rio de Janeiro, em junho.

O primeiro colocado na edição nacional representará o Brasil na Demo USA, no Vale do Silício, Estados Unidos, em novembro, e ganhará como prêmio principal 90 dias de aceleração na Plug and Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício.

Fonte: Ana Cristina Sampaio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos