Governo apresenta obras no Rei Pelé para receber Seleção de Gana

Agência AlagoasAgência Alagoas

Com um grande café da manhã promovido no Estádio Rei Pelé na manhã desta terça-feira (18), o secretário de Estado do Gabinete Civil e presidente do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (ComCopa/AL), Álvaro Machado, se reuniu com membros da imprensa esportiva para apresentar as ações desenvolvidas em Maceió para receber a Seleção de Gana para a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada em junho, no Brasil.

O encontro, que também contou com a participação do governador Teotonio Vilela Filho, outras autoridades locais e representantes de diversas áreas esportivas, serviu para a apresentação e detalhamento dos projetos para o Centro de Treinamento de Seleções (CTS), como a construção dos novos vestiários do estádio, e do Centro de Fisioterapia e Recuperação (Cefir). Além destes, foram lançadas as ações de viabilização do Juizado Especial do Torcedor, da Central de Federações de Alagoas, e do Memorial em homenagem à alagoana Marta, eleita cinco vezes pela FIFA a melhor jogadora de futebol do Mundo.

“O Rei Pelé estava praticamente desmoronando. Os recursos investimentos no estádio são do Tesouro Estadual e essas melhorias feitas, que também servirão para receber a seleção de Gana, ficarão como legado para o futebol alagoano. A presença dessa seleção vai trazer mais visibilidade para o estado, que tem atributos e potencial para atrair muitos visitantes, turismo e, consequentemente, mais desenvolvimento econômico para o estado”, disse o governador.

De acordo com Álvaro Machado, as novas acomodações dos atletas e comissão técnica da seleção africana no gigante do Trapiche terão “padrão europeu”, com modernas instalações e todos os recursos exigidos pela entidade máxima do futebol, pensadas para o Mundial, que se inicia no dia 12 de junho. Além dos africanos, Alagoas recebeu a visita de outras nove delegações que estudaram Maceió como possível sede para a competição.

Desde que fomos confirmados oficialmente como a casa de Gana na Copa, estamos em ritmo acelerado para recebê-los da melhor forma possível. Desde 2010, quando fizemos obras estruturais, nós já pensávamos na candidatura. Atualmente, estamos trabalhando com afinco na construção do Cefir, na reforma do gramado, e na viabilização dos vestiários, que vão ser totalmente novos, e tão bons quanto quaisquer outros vestiários encontrados nas novas arenas, sejam elas brasileiras ou europeias”, garantiu Machado.

Legado
Um dos mais importantes pontos abordados por Álvaro Machado foi o legado que a Copa do Mundo deixará para Maceió. Além das obras estruturantes na cidade, as melhorias que estão sendo feitas na principal praça esportiva de Alagoas, como o Cefir, vão ficar à disposição dos clubes locais para possíveis trabalhos, medida de agradou bastante aos dirigentes das agremiações que estiveram presentes no anuncio.

Prazos
Ainda segundo o presidente do ComCopa/AL, as obras do Centro de Fisioterapia e Recuperação e dos novos vestiários estão agendadas para serem concluídas no final do mês de abril, aproximadamente um mês antes da chegada dos “craques de ébano”, que devem desembarcar em território alagoano na segunda quinzena do mês de maio. Já o Juizado Especial do Torcedor, que cuidará de pequenas ocorrências que acontecerem durante os jogos de futebol no Rei Pelé, e a Central das Federações, têm entregas previstas para 45 dias. O Memorial Rainha Marta, por sua vez, deverá ter seu projeto arquitetônico totalmente concluído apenas em julho.

A Seleção Ganesa de Futebol, que conta com jogadores em ascensão na Europa, como Prince Boateng, do Schalke 04-ALE, Michael Essien e Sulley Muntari, ambos do Milan-ITA está no Grupo G do Mundial, e estreiam na Copa na Arena das Dunas, em Natal, contra os Estados Unidos. Também serão adversários dos “estrelas negras”, as seleções de Portugal e Alemanha.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos