Comunidade da Levada recebe ações do Projeto Bairro Vivo

Secom/MaceióSecom Maceió

Secom Maceió

A segunda edição do Bairro Vivo neste ano, realizada deste sábado (10) na Escola Municipal Nosso Lar I, na Levada, beneficiou moradores de conjuntos habitacionais e bairros da orla lagunar, por meio da oferta de serviços essenciais. Com uma edição temática voltada para homenagear o Dia das Mães, as Secretarias e Superintendências centralizaram as atividades em uma programação especial para a família. Toda as atrações foram acompanhada pelo vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, e pela equipe de secretários e superintendentes envolvidos na promoção do Bairro Vivo.
“A Prefeitura comparece mais uma vez na orla lagunar de Maceió para trazer saúde, assistência social, qualificação e promoção de qualidade de vida a todos. São em momentos como este que fortalecemos o compromisso de zelar pelo bem-estar de todos os maceioenses”, destacou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Entre as novidades estão a ampliação das atividades de lazer, a volta de consultas oftalmológicas, além do aumento da prática de esportes e apresentação de skatistas. Outro destaque inovador no Bairro Vivo é a participação da Secretaria Municipal do Controle Interno (SMCI), que promoveu a conscientização sobre a importância do controle social.

Todas as edições do Bairro Vivo são referenciadas pelos serviços de primeira necessidade, a exemplo da oferta de atendimento médico e trabalhos de assistência social, mas também pela urgência em promover atividades de cidadania para toda população. Para atrair as crianças e jovens foi reservado o espaço “Circuito das Crianças”, na quadra da escola. No local, tendas foram montadas para ofertar atividades lúdicas, de educação ambiental e de exposição de artigos do Parque Municipal.
Com enorme variedade, quem passou pelas tendas aproveitou as atividades recreativas desenvolvidas pela equipe de servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), com a oferta de jogos de salão, pega-pega, corrida de saco, estoura bola, corda e jogos de xadrez e dama, além de aulas de dança e atividades esportivas.

A Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) encantou a todos com participação associação teatral Artistas do Tablado e despertou a curiosidade das crianças com músicas folclóricas.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) resgatou a infância convidando pais e acompanhantes de crianças a participaram de brincadeiras populares. Foram ofertadas orientações sobre alimentação saudável e também medidas preventivas de obesidade, principalmente a infantil.
No pátio da Escola, as crianças do coral da Escola Municipal Cátia Asssunção, do Jacintinho, do Projeto Mais Educação, estiveram presentes com uma apresentação musical do coral.

Adultos e crianças também foram convidadas a participar das ações de educação fiscal promovidas pela Secretaria Municipal de Finanças (SMF). Na tenda, foram postas em exercício orientações sobre a importância dos tributos para garantir investimentos no município, além da distribuição dos gibis do “As Aventuras de Luizinho” e atividades lúdicas e pedagógicas.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) montou estande para as crianças aprenderem como atravessar a rua, como se comportar diante de escolas , hospitais, bem como na hora de utilizar os transportes públicos. Para os adultos foram entregues folhetos educativos, como ação do Maio Amarelo.

“Eu vim com os meus dois filhos, Tarlyson de oito anos e o meu mais novo, Darlyson, de três anos, para a tenda da vacinação e também para as brincadeiras no pátio da escola. Eu mesma já consegui um encaminhamento para uma consulta no posto de saúde. O Bairro Vivo tem que voltar pra região da lagoa. Hoje foi na Levada, mas tomara que volte para outro bairro aqui perto”, disse a dona de casa Márcia Maria da Silva.

Durante o Bairro Vivo, a secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo, e Regivan Rodrigues, da Articulação Social da Prefeitura, estiveram reunidos com diferentes líderes comunitários das partes alta e baixa, em especial da orla lagunar, para ouvir das lideranças quais outras melhorias podem ser levadas aos bairros e conjuntos habitacionais.

A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) realizou palestras sobre conscientização ambiental e possibilitou oficinas de artes com materiais recicláveis, que originou carrinhos, flores e cata-ventos de garrafas PET. Aliado à programação da Slum, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) atuou em ações de educação ambiental para crianças com foco na pintura educativa, exibição de filmes (cinema ambiental), amostra de insetos, borboletas e sementes do Parque Municipal de Maceió. Outra grande atração foi a pintura facial para crianças.

Os vereadores Chico Filho, Galba Neto, Guilherme Soares, Silvânia Barbosa, Simone Andrade, Tereza Nelma, Davi Davino e Wilson Júnior participaram do Bairro Vivo. “Avalio de forma muito positiva o Projeto Bairro Vivo, que traz serviços essenciais para a população, principalmente em uma região como a Levada que precisa da atenção do poder público”, afirmou Chico Filho, presidente da Câmara Municipal de Maceió.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento, Messias Costa, do Controle Interno, Fellipe Mamede, da Saúde, Sylvana Medeiros, de Educação, Ana Dayse Dorea, de Comunicação Social, Clayton Santos, Proteção ao Meio Ambiente, Raphael Wong, de Esporte e Lazer, Antônio Moura, de Assistência Social, Juliana Vergetti, além dos superintendentes municipais de Controle do Convívio Urbano, Reinaldo Braga, e de Limpeza Urbana, Gustavo Novaes e o coordenador municipal de Defesa Civil, Dinário Lemos.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos