Situação do PAM-Salgadinho preocupa nova gestão

Rui Palmeira identificou problemas e solicitou equipe técnica para realizar os reparos necessários.

Railton Teixeira/Alagoas24HorasSituação do PAM-Salgadinho preocupa nova gestão

Situação do PAM-Salgadinho preocupa nova gestão

O novo prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) terá muito trabalho pela frente. Um dia após tomar posse como prefeito da capital, Palmeira acompanhou o secretário de saúde, João Marcelo Lyra, em uma visita à Unidade de Saúde PAM-Salgadinho. Na ocasião, o secretário disse à imprensa que a nova gestão terá muito trabalho na reestruturação de toda a rede pública de Saúde.

Neste primeiro compromisso de trabalho, Palmeira encontrou diversos problemas, já identificados pelo secretário João Marcelo, que designou uma equipe técnica para estudar a situação da pasta desde o início do mês de dezembro. “Pelo relatório que estamos levantando será preciso muito trabalho e uma reestruturação de toda a rede para começarmos o nosso trabalho”, disse ao Alagoas24horas.

Para o prefeito, alguns dos problemas mais graves estão relacionados ao fornecimento de energia elétrica. No local há equipamentos quebrados, a exemplo de mamógrafos e durante a visita havia, pelo menos, quatro blocos da unidade sem energia. "Faremos um governo voltado para a Saúde, a começar pelo PAM-Salgadinho, que é uma referência. Aqui muita coisa não está funcionando e o problema é de gestão", disse Rui Palmeira.

A direção da unidade de saúde alega que o problema é recorrente e afeta o atendimento à população. E apesar dos constantes comunicados à antiga gestão, ninguém solucionava.

Outro problema identificado foi a falta de estrutura do Centro de Cirurgias. De acordo com a direção do PAM, o local fica ‘encharcado’ de água quando chove.

O coordenador do setor de Mamografia, José Vergetti, confirmou que o aparelho de mamografia novo está parado há meses por falta de uma peça. “Isso é apenas um dos problemas. Todas as vezes que solicitamos um reparo fomos ignorados”, destacou.

Medidas

“Já solicitei que o secretário de planejamento elencasse o que identificamos aqui e resolva de início o problema na energia elétrica, o que é inadmissível e não pode acontecer”, garantiu.

Ainda de acordo com Palmeira, as reformas serão feitas sem prejuízos à população. “Não pretendemos paralisar as atividades, mas ir fazendo os reparos aos poucos. Não vou parar totalmente”, afirmou Palmeira.

Atendimento

Questionado sobre as falhas no atendimento à população, principalmente em relação ao tempo de espera por consultas e exames, devido à grande demanda de Maceió e do interior, Rui lembrou que o problema afeta consequentemente o Hospital Geral do Estado (HGE).

“A nossa intenção é estruturar a rede básica de saúde para que não seja preciso que o paciente venha para esta unidade e até mesmo afete o HGE, para onde é deslocado na maioria dos casos”, destacou Palmeira.

O secretário de Saúde destacou que a gestão pretende capacitar os servidores e melhorar o atendimento nos distritos sanitários e unidades especializadas para atender à demanda da capital. "A Saúde está doente e a tônica é a atenção básica", disse João Marcelo.

Pacientes

Muitos pacientes que procuraram o PAM-Salgadinho na manhã de hoje voltaram para casa sem atendimento e sem informação. Por causa da falta de energia elétrica em alguns blocos, o atendimento foi suspenso.

Segundo o radialista José Melo, há cerca de um mês marcou um eletrocardiagrama no PAM-Salgadinho e hoje foi comunicado que a unidade está sem atendimento há cerca de cinco dias por falta de energia. "Pior que voltar para casa sem fazer o exame é não ter previsão para fazê-lo".

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos