Campanha mobiliza população no combate à tuberculose

IlustraçãoIlustração

Com o objetivo de sensibilizar e esclarecer a população sobre sinais e sintomas da tuberculose, intensificando o controle sobre a doença no município, a Secretaria de Saúde de Maceió promove, a partir desta segunda-feira (25), uma ação preventiva junto às unidades de saúde. As atividades, que se estenderão durante toda a semana, serão realizadas para marcar a mobilização do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no último domingo (24).

As atividades serão desenvolvidas pelos profissionais de saúde das unidades em salas de espera e escolas, com usuários de forma geral e com os grupos de gestantes e de idosos, visando orientar a população e realizar a busca de sintomáticos respiratórios. Mesmo com foco no diagnóstico de novos casos, a ação se propõe também a resgatar os usuários que reforçam os registros de abandono do tratamento – normalmente pacientes em situação de vulnerabilidade social, como usuários de drogas e/ou álcool ou pacientes psiquiátricos – buscando convencê-los a retomar a medicação adequada.

“Em Maceió, temos um índice de 13% de abandono do tratamento, um percentual considerado preocupante, principalmente, se levarmos em conta o índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde, de apenas 5%. Daí a importância dessa mobilização que estará intensificando nossas ações de rotina”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose, Tatiana Almeida, lembrando que a doença ainda é considerada um sério problema de saúde pública, que necessita de vigilância constante.

Além das atividades educativas – reforçadas com a distribuição de cartazes e panfletos informativos – os usuários que apresentarem os sintomas da tuberculose deverão ser submetidos à baciloscopia do escarro, utilizado para a confirmação do diagnóstico. O exame será encaminhado para análise no laboratório de baciloscopia do município, que funciona no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O resultado será disponibilizado em 48h e, caso o diagnóstico seja positivo para a doença, o usuário será encaminhado para tratamento – gratuito – e acompanhado pelos profissionais da unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Dados epidemiológicos – Em Maceió, o percentual de cura para tuberculose é de cerca de 72%. Numa série histórica de 2009 a 2012, Maceió registra 1.716 casos novos da doença. Destes, 1.013 foram curados e 122 vieram a óbito – 79 por tuberculose e 43 por outras causas. Em 2013, já foram identificados 49 casos novos, dos quais 48 são do tipo pulmonar, que é de fácil transmissão e 01 do tipo pulmonar + extrapulmonar.

Fonte: Cássia Oliveira – Ascom/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos