Assinatura de acordo deverá ampliar fiscalização na APA do Catolé

IMAIMA

Os representantes do Instituto do Meio Ambiente, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), assinaram, hoje (14) de manhã, um Acordo de Cooperação Técnica para ampliar o trabalho de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho.

O evento realizado na sede administrativa da Casal, em Maceió, é mais um passo nas ações intensificadas desde julho do ano passado, quando o IMA e o BPA deflagraram operações de fiscalização na APA, principalmente na mata que abriga o açude do Catolé. O local é público, sob a posse e cuidados da Companhia e sofria com o avanço de problemas como desmatamento, ocupação irregular, depósito de resíduos e diversos impactos causados pela pressão urbana.

“Nas operações constatamos uma série de irregularidades que não podem ser permitidas. Como a área é da Casal, na época iniciamos também as tratativas para encontrar um solução”, disse Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA. Dessa forma, para atender a necessidade de presença mais constante, a Companhia doou um veículo para que o BPA inicie as fiscalizações, que agora passam a ser diárias. “Agora o trabalho será reforçado e nossa equipe está preparada para dar o apoio que for necessário”, completou Adriano.

A mata do Catolé possui 620 hectares, localizados entre Maceió e Satuba, com importantes características. Serve de recarga do manancial do açude do Catolé, de onde a Casal retira, trata e distribui água para abastecer cerca de 20% da cidade de Maceió e parte do distrito de Fernão Velho. Apresenta a de modo predominante a Mata Atlântica, com uma faixa de transição conhecida como Cerradinho, onde há árvores espaçadas, mato e vegetação arbustiva típica, de galhos e troncos retorcidos, além do solo característico do bioma Cerrado.

A APAdo Catolé e Fernão Velho que possui área de 5.415 hectares e abrange os municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco. Foi criada pela Lei n°. 5.347/1992, com o objetivo de preservar as características dos ambientes naturais e ordenar a ocupação e o uso do solo.

A assinatura do acordo está inserido na agenda de atividades do IMA, durante a programação do Mês do Meio Ambiente, que segue até o dia 05 de junho e tem as Unidades de Conservação como principal tema.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos