Slum: Grota do Rafael é escolhida para projeto piloto de limpeza

Secom/MaceióGrota do Rafael é escolhida para projeto piloto de limpeza

Grota do Rafael é escolhida para projeto piloto de limpeza

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (SLUM) se reuniu na manhã desta quinta-feira (13) com lideranças comunitárias, assistentes sociais e agentes de saúde da Grota do Rafael, situada entre os bairros de Jacintinho e Mangabeiras. A comunidade foi escolhida para integrar um projeto piloto de limpeza urbana que começará a ser implantado pela SLUM no início do próximo semestre.

O projeto integra um programa maior que vem sendo elaborado pela SLUM e que contemplará a execução de novos processos, ações, atividades e operações nos diversos segmentos que integram o universo da limpeza urbana. “Neste caso, o foco é encontrar soluções para comunidades com dificuldade de coleta domiciliar. E isso vai servir de exemplo para o resto do município”, explicou o superintendente Gustavo Novaes.

A Grota do Rafael foi escolhida para inaugurar o projeto dada a organização dos líderes comunitários. “É uma associação atuante, organizada e que demonstrou interesse em participar do projeto”, justificou o superintendente.

Mudança de hábito

A mudança de atitude na geração e destinação do lixo é o principal caminho para uma cidade mais limpa. Por isso, o objetivo do projeto – ainda em formatação – é envolver a comunidade na questão da limpeza. “Temos que mudar e só se muda se conscientizarmos a população para ela entender que ela faz parte disso tudo”, apontou Gustavo Novaes.

Na ocasião, as lideranças relataram os principais problemas e reconheceram a necessidade de atuar com educação ambiental junto à população. A área é considerada uma das mais críticas da cidade, com a presença de estribaria e pocilgas – um alerta para a relação entre saúde e limpeza e uma ameaça para o riacho de Águas Férreas, que passa pela comunidade e serve de ponto de descarte irregular de lixo e entulho.

Junto com a comunidade vizinha do Santo Onofre, a Grota do Rafael possui aproximadamente 3.500 casas, muitas construídas em parte de encosta. Por lá, a coleta é diária e devido às ruas estreitas e de difícil acesso para os carros coletores, a comunidade é atendida com os serviços de quatro garis comunitários, que coletam os sacos de lixo doméstico até um local em que o caminhão possa realizar o recolhimento.

Na reunião, o superintendente Gustavo Novaes apresentou itens que serão contemplados no projeto. “Num primeiro momento, vamos colocar mais garis comunitários. Também vamos definir junto à comunidade, os horários adequados de coleta, para que a população não coloque o lixo em horários distintos, evitando assim o cenário de sujeira”, destacou Novaes.

Haverá também a definição de dias específicos para a coleta de entulho e volumosos, como sofás e móveis inservíveis, e ações de educação ambiental nas escolas da comunidade. “Além disso, vamos promover um mutirão de limpeza com a própria comunidade. Ela participa, entende o problema e a partir dai cria a concepção para poder ajudar também”, disse o superintendente. “Com o bairro limpo e revitalizado, a Prefeitura entra com outras ações, como a cultura, para oferecer outros benefícios sociais para a população”, finalizou.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos