Subestação reforça distribuição de energia para um milhão de alagoanos

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, acompanhou, na manhã do último domingo (16), a inauguração da primeira etapa da nova subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) em Alagoas, Arapiraca III. A obra, que contou com investimento de R$ 52 milhões da Chesf e uma contrapartida de R$ 10 milhões da Eletrobrás Distribuição Alagoas, vai resolver um problema crônico de queda no fornecimento de eletricidade nas regiões do Agreste e Sertão.

Com uma área de abrangência direta de 351 mil m², a instalação fornecerá um reforço que vai atender a aproximadamente um milhão de alagoanos no entorno de sua localidade. Antes de sua construção, que empregou cerca de 1.040 trabalhadores, essas cidades dependiam de uma subestação situada na cidade de Penedo, o que ocasionava um sobrecarregamento e consequentes quedas de energia.

Um dos principais benefícios provenientes do funcionamento da subestação é a diminuição das perdas técnicas do sistema elétrico da Eletrobras Distribuição Alagoas. Uma avaliação técnica do impacto realizada mostra que haverá um ganho energético da ordem de 20.874 MWh/ano, o que representa uma redução de aproximadamente 0,5% do índice de perdas totais da empresa.

Objeto de um Contrato de Concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o empreendimento contou com o apoio do Governo do Estado de Alagoas para a sua realização. O secretário Luiz Otávio Gomes ressaltou a importância do Estado nas articulações em prol da concretização da subestação e seus benefícios para Alagoas.

“O governador Teotônio Vilela e o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, foram peças fundamentais para a realização dessa obra. Depois de muitas articulações, inauguramos essa subestação, e vencemos a falta de abastecimento energético dessa região. Energia gera desenvolvimento e Arapiraca agora conta com um trunfo para atender à demanda de novas indústrias que procuram cada vez mais o nosso Estado”, exaltou o secretário Luiz Otavio Gomes.

A cerimônia contou também com a presença do governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, dos presidentes do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB), e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Bosco de Almeida, do diretor de Operação da Eletrobras, Vladimir de Abreu, e da Prefeita Célia Rocha (PTB).

As obras beneficiam diretamente os municípios Arapiraca, Campo Alegre, Campo Grande, Coité do Noia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Taquarana, Teotônio Vilela e Traipu; e indiretamente os municípios de Feliz Deserto, Igreja Nova, Olho Dágua Grande, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio e São Braz.

Fonte: Ascom Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos