Maioria das mulheres edita fotos antes de postar em redes sociais

facebook.com/KimKardashian / ReproduçãoCelebridades como Kim Kardashian (à esq.), consideradas padrão de beleza, postam cada vez mais fotos e aumentam pressão de usuárias de estarem 'à altura', argumentam pesquisadores

Celebridades como Kim Kardashian (à esq.), consideradas padrão de beleza, postam cada vez mais fotos e aumentam pressão de usuárias de estarem ‘à altura’, argumentam pesquisadores

Mais de 50% das mulheres admitem ter usado programas de edição de imagens para melhorar sua aparência antes de postar uma foto na internet, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Daily Mail. Pesquisadores afirmam que as fotos digitais estão deixando as mulheres mais tímidas diante das câmeras do que nunca, por causa da pressão crescente de aparecer bonita em imagens compartilhadas em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.

O estudo avaliou que 77% das mulheres se sentem mais ansiosas ao saber que vão tirar uma foto que será compartilhada na internet do que antes de falar em público, ir a um primeiro encontro, ou fazer uma entrevista de emprego. Além disso, 46% tiraram marcações, deletaram ou removeram da web fotos em que apareciam.

No Reino Unido, nove em dez mulheres admitiram que têm vergonha de câmeras, alegando que se sentem desconfortáveis por não se sentirem bonitas. Uma em cada três mulheres afirmou que começou a ter vergonha das câmeras entre 11 e 20 anos, e 55% delas alegam que hoje em dia são mais tímidas diante das lentes do que o eram há 10 anos.

Ao olhar para uma foto de si mesmas, 75% das entrevistadas só conseguiu ver suas características negativas, classificando-se como ‘pouco atrativa’, ‘feia’ ou ‘muito gorda’. Um porta-voz da Dove, que patrocinou a pesquisa, afirmou que "se sabe que as mulheres são muito autocríticas quando se trata da própria aparência, e que podem sentir impacto em sua autoestima, confiança e felicidade".

Depois de falar com as 500 mulheres que participaram do estudo, os pesquisadores afirmam que a preocupação das mulheres com a aparência as tem inibido de registrar momentos importantes, que vão de um feriado na praia ao casamento ou nascimento de um filho. Um terço das entrevistadas também afirmou que impediu uma foto de ser batida ou que acabou destruindo fotos desses momentos, com citações inclusive a registros de formatura.

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos