Renan recebe reitores de universidades estaduais e municipais do País

Fotos: Agência SenadoRenan recebe reitores de universidades estaduais e municipais do País

Renan recebe reitores de universidades estaduais e municipais do País

Reitores de 25 universidades estaduais e municipais de todo o Brasil foram recebidos em audiência nesta quarta-feira, 7, em Brasília, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), oportunidade em que solicitaram apoio para tentar uma maior participação do governo federal no custeio de suas atividades. Estas universidades, com suas 41 instituições de ensino, operam em 22 estados do País.
Presente no encontro com o presidente Renan, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Costa, expressou a confiança de todos os reitores no apoio do presidente do Senado aos pleitos das universidades estaduais e municipais. O presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) reivindicou apoio para que o custeio das 41 universidades estaduais e municipal seja incluído nos gastos da União com o ensino superior no País.
Segundo dados da entidade, atualmente as universidades estaduais e municipais têm cerca de 700 mil alunos espalhados pelo interior do País ao custo de 18 a 20 mil reais por ano cada um. No sentindo de amenizar os gastos, os reitores reivindicam por meio de projeto de lei, que o governo federal entre com dois mil reais por ano para cada aluno o que significada 10% do gasto total ano.
O grupo defende ainda a redução da contrapartida dos repasses da União para as universidades estaduais e municipais, que atualmente varia entre 10% e 20%, para 1% conforme consta da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária de 2011 e alterada em 2012. Renan considerou justa a reivindicação e se comprometeu a conversar com o relator da LDO, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), com a finalidade de analisar a viabilidade do tema.

Fonte: Assessoria/Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos