Alunos da rede municipal recebem jogos de raciocínio

Secom/MaceióAlunos da rede municipal recebem jogos de raciocínio

Alunos da rede municipal recebem jogos de raciocínio

O ano de 2013 está sendo desafiador para Educação de Maceió. Em novembro, os alunos do ensino fundamental da rede pública participam da Prova Brasil, meio de avaliação da educação e que compõe o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb).

No intuito de reverter o baixo Ideb de Maceió, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) investiu na aquisição do Programa MenteInovadora, do Instituto Mindlab, que tem um método inovador e aplicado em mais de 25 países, cujo principal objetivo está na formação integral dos alunos. Os kits foram entregues nesta quarta-feira (28), em solenidade simbólica realizada nas Escolas Municipais Cicero Dué, no Tabuleiro, e Pompeu Sarmento, no Barro Duro.

A solenidade contou com a participação da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, Emílio Munaro, Diretor do Mindlab, membros das Diretoras de Gerenciamento Escolar e Geral de Ensino da Semed, além do corpo de gestão e técnico das escolas.

Com uma metodologia baseada nos princípios das Neurociências, o Programa MenteInovadora trabalha com jogos de raciocínio para desenvolver as habilidades necessárias para enfrentar desafios do mundo moderno, tais como pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões, competir de forma saudável, desenvolver autoconfiança, lidar com conflitos e emoções, entre outras.

Em Maceió, foram selecionadas 16 unidades escolares do Ensino Fundamental, que impactarão 278 professores e 8.499 alunos, entre o 1º e o 5º ano. Segundo a secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, a seleção das escolas teve como parâmetro o resultado do Ibed.

“Mapeamos nossas escolas e o resultado do Ideb de cada uma delas. Foram convidadas a participar do programa cinco escolas com alto índice, outras cinco com baixo índice e seis com desempenho mediano”, comentou Ana Dayse, que conclui informando que ao final de seis meses da aplicação do método, será realizada uma avaliação com os alunos. “Veremos como o programa contribuiu com o aprendizado dos nossos alunos”.

Na rotina dos alunos e professores que integram o projeto-piloto do programa estão os jogos de raciocínio lógico, que visam desenvolver habilidades emocionais, sociais, cognitivas e éticas, que por consequência, melhorarão o rendimento dos alunos nas disciplinas regulares, sobretudo em Matemática. Para isso, tanto professores quanto alunos receberam um kit com os jogos e um diário para que as experiências sejam registradas.

“Metodologia não é conteudista, mas transversal. Os alunos terão a oportunidade aplicar o raciocínio tanto em ciências, educação física ou outra disciplina, mas é claro que ela tem relação muito estreita com a matemática, pois envolve jogos de lógica. Entretanto, o rendimento dos alunos pode ser visto na aplicação de qualquer outra disciplina”, destacou Emílio Munaro, diretor do Mindlab.

Ana Maria da Silva, professora de 29 alunos do 5º ano fundamental da Escola Cicero Dué, que possui o melhor Ideb da capital, já usava os jogos em sala, mas após a formação do MenteInovadora, ela compreendeu que os jogos podem ter uma função pedagógica dentro e fora da sala de aula.

“Tudo que é usado no jogo tem reflexo no aprendizado e na vida dos alunos. Até o final do ano letivo de 2013, ele poderão compartilhar de conhecimentos e estarão com o pensamento diferente sobre muitos assuntos da vida escolar e cotidiana. Isso vai refletir, inclusive, no desempenho da Prova Brasil”.

Para a secretária Ana Dayse, a Educação Municipal tem atuado de forma sistêmica para que os alunos possam desfrutar de um futuro mais digno e de qualidade, por meio da Educação. “Vamos fazer o que for possível para que tenhamos crianças com uma história de vida diferente e de mais oportunidades. O trabalho começa agora e não vai parar”, reforço Ana Dayse.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos