Incra propõe ampliação de parcerias com maior número de assentamentos

Ascom IncraO prefeito Henrique Madeira, com o secretário de Educação Gino César, reúne-se com a superintendente Lenilda Lima para discutir parcerias

O prefeito Henrique Madeira, com o secretário de Educação Gino César, reúne-se com a superintendente Lenilda Lima para discutir parcerias

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a prefeitura de Maragogi vão ampliar parcerias para a melhoria dos serviços aos assentados do município do Litoral Norte. A decisão foi discutida em reunião da superintendente da autarquia, Lenilda Lima, e o prefeito Henrique Madeira, na última quinta-feira. Maragogi é o município alagoano com o maior número de assentamentos.

A iniciativa prevê um planejamento das intervenções em infraestrutura, por meio do maquinário doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, agilização da chamada pública para assistência técnica e propostas de melhorias educacionais para os assentados através do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), cujo prédio está sendo construído em um assentamento da região.

“Os assentados devem ter prioridade no uso das máquinas, e nós já certificamos que isso já vem sendo feito pela prefeitura, mas é necessário um plano de uso”, explicou a superintendente do Incra. “A assistência técnica virá com toda a força, assim que o lote desta região for licitado nas próximas semanas, e será um instrumento importante de apoio produtivo”. Lenilda também defendeu que o Ifal deve oferecer uma atenção especial à demanda dos assentamentos na área de educação.

O prefeito de Maragogi, Henrique Madeira, apresentou algumas medidas já tomadas pela sua gestão no tocante aos cuidados nos acessos aos assentamentos e concordou com a necessidade de uma reunião com a reitoria do Ifal para discutir a inclusão das famílias assentadas nos benefícios trazidos pela instituição. “Agora mesmo já estávamos monitorando as ações de manutenção das estradas dos assentamentos, mas é necessário um projeto mais amplo para atender a todos”.

Informado de que já há uma discussão entre a superintendência de Alagoas e a de Pernambuco sobre o tema, o prefeito concordou em recepcionar, em breve, as duas direções e autoridades públicas dos dois estados. A ideia trabalhada pelas duas superintendências é uma estrada asfaltada que faça a ligação entre os municípios de Barreiros (PE) e Maragogi, seguindo o itinerário dos assentamentos dos dois municípios. “Vamos articular essa reunião e vamos convidar todas as autoridades, instituições e entidades civis que queiram colaborar com a execução dessa obra importante para o desenvolvimento da reforma agrária e da região”, afirmou Lenilda.

Após a reunião com o prefeito, a superintendente foi visitar as obras do novo prédio do Ifal na região, no assentamento Nova Jerusalém. Lenilda se reuniu com lideranças dos assentados, andou no canteiro de obras e conversou com o responsável técnico. A área cedida pelo Incra é de 12 hectares, e o investimento é de 8,6 milhões de reais.

Fonte: Ascom Incra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos