Rui anuncia ‘pacote’ de obras no Centro e na parte alta de Maceió

Alagoas24horasServidores da saúde protestam em Maceió

Servidores da saúde protestam em Maceió

Conforme já havia antecipado, o prefeito Rui Palmeira (PSDB) irá intensificar o volume de obras na capital alagoana. Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (11), Rui anunciou um pacote de obras desde o Centro, passando pelo Vale do Reginaldo, até a parte alta da cidade.

Segundo Palmeira, a retomada das obras de infraestrutura se dá após o término do período chuvoso. Foram anunciadas obras de saneamento, drenagem e recuperação do centro comercial da cidade.

A principal obra, o Vale do Reginaldo, estava paralisada há mais de dois anos, após polêmica envolvendo o ex-prefeito Cícero Almeida (PRTB) e o governador Teotonio Vilela, que trocam acusações pela interrupção, cujos recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A ordem de serviço será assinada no dia 30 de setembro e está orçada em mais de R$ 60 milhões.

De acordo com o prefeito, a contrapartida do município gira em torno de R$ 5 milhões que serão investidos na reubarnização da localidade com pavimentação, drenagem, saneamento e a construção de viadutos para melhorar o trânsito. As obras devem ser finalizadas até o segundo semestre de 2016.“Esperamos já no início do próximo ano poder iniciar as chamadas obras especiais, que são a construção de viadutos e pontes”, complementa.

Ainda segundo Rui, desde o começo da sua gestão foi montado um escritório para agilizar a liberação desses recursos, o que só ocorreu após oito meses de gestão. As obras estão sendo iniciadas após a gestão do prefeito Rui Palmeira desbloquear 46 convênios do município junto à Caixa Econômica Federal.

A construção dos viadutos deve ser realizada nas proximidades da Leste-Oeste, com o intuito de diminuir o congestionamento de veículos.” Vamos fazer com o Vale do Reginaldo tenha um acesso viário, o que deve diminuir também o trânsito da Avenida Fernandes Lima”, pontua Abelardo Sobrinho, secretário adjunto de Infraestrutura.

Centro e Tabuleiro
Ainda durante a coletiva foram anunciadas obras de pavimentação e drenagem em dezenas de vias nos bairro do Centro, Santa Lúcia, e nos conjuntos Graciliano Ramos, Village Campestre e Acauã do Tabuleiro.

“No próximo dia 17 de setembro estaremos assinando a ordem de serviço que é na verdade uma recuperação, uma restauração da localidade. Todo o passeio vai receber manutenção, pois a última foi realizada em 2008, então tem muita coisa danificada e quebrada e entraremos com investimento próprio do município”, explica Rui.

No Tabuleiro, o serviço de drenagem e saneamento deve minimizar a poluição das rede pluviais que chega até o rio Salgadinho. “Não podemos falar em despoluição do Salgadinho, até porque esse é um projeto mais caro, mas com certeza vai minimizar a poluição que chega na praia da Avenida”, diz Rui Palmeira.

Protesto

Após a coletiva, servidores da Saúde do município realizaram uma mobilização em frente à sede da Procuradoria Geral do Município, onde ocorreu a coletiva. Os servidores reclamam da falta de estrutura da saúde e reivindicam uma audiência com o chefe do Executivo. O secretário de Comunicação do município, Clayton Santos, disse estranhar a mobilização, uma vez que uma audiência está marcada para as 16h de hoje com representantes da categoria.

Devido à mobilização, o trânsito é lento na Rua Pedro Monteiro e adjacências. Os manifestantes seguiram para a Secretaria Municipal de Saúde.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos