População de Fernão Velho tem oportunidade de iniciar reestruturação de confecções

Mais Alagoas/CortesiaImagens da antiga fábrica Carmen, em Fernão Velho

Imagens da antiga fábrica Carmen, em Fernão Velho

Representantes da Cadeia Produtuva Têxtil e de Confecções em Alagoas (CPTC) se reuniram, no bairro de Fernão Velho, com o objetivo de analisar formas de reestruturar esse tipo de produção na região. A demanda surgiu dos próprios trabalhadores locais, que buscaram ajuda junto ao Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest).

Estiveram presentes no encontro, além dos residentes do bairro, integrantes da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), Sebrae e da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), órgãos que compõem a CPTC. Na reunião, ficou definido que os trabalhadores iriam apresentar um modelo de projeto em uma próxima oportunidade. A partir desta ação, a CPTC irá estudar as melhores possibilidades para reestruturar a indústria têxtil local.

Segundo o gerente de Associativismo e Cooperativismo da Seplande, Beda Díaz, a iniciativa tem grande importância para a região. “O segmento de confecções já rendeu muitos frutos aos moradores e comerciantes locais. Essa área tem um história vinculada a indústria têxtil, acredito que tem um potencial de crescimento e desenvolvimento muito grande,” disse.

A CPTC, além de capacitações, tem 1.204 máquinas de costura para distribuir entre várias regiões de todo o estado. Desde 2007, os representantes da Cadeia mapearam os locais para o recebimento desse material. “Alguns cooperativas que existiam diminuíram ou até desapareceram, o que dá a oportunidade a outro local para receber apoio. Há uma grande possibilidade de reajustar a distribuição e Fernão Velho pode ser até um das regiões contempladas”, explica.

Beda Bíaz enfatiza que essas doações de máquinas de costura são feitas em comodato. Durante o período de um ano, as associações, cooperativas ou qualquer outro grupo que receber, deverá cumprir com as obrigações propostas, caso não ocorra, as ferramentas serão devolvidas a CPTC.

O bairro de Fernão Velho já foi um grande ícone da industrial de confecções. O local sediou a primeira fábrica do ramo em Alagoas, a Carmem, que chegou a possuir quase quatro mil funcionários. Durante mais de um século, a empresa fez a área se desenvolver e quase originou uma nova cidade dentro do perímetro urbano. Atualmente a população do local é superior a de alguns municípios do estado, chegando a 10 mil habitantes.

Fonte: Ascom/

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos