Peritos do Instituto de Criminalística quadruplicam produtividade

Os números surpreendem e chamam atenção de especialistas em segurança pública do Estado. Cada vez mais, os serviços realizados pelos peritos do Instituto de Criminalística são solicitados. O aumento comprova a importância da prova técnica no combate a criminalidade.

Em nove anos, de 2005 a 2013, os requerimentos de exames periciais em locais de crime, chamados de perícias externas de crimes contra a vida, contra o patrimônio, e de acidente de trânsito, aumentaram em 33%, saltando de uma média mensal de 149 para mais de 200 este ano. Nas perícias internas, exames de documentoscopia, de informática forense, de balística, identificação veicular e de Laboratório, o aumento foi maior ainda, precisamente 318%, pulando de uma média mensal de 85 solicitações para 359, no último mês de setembro.

Para José Cavalcante, perito e diretor do Instituto de Criminalística, o crescente número de solicitações se deu principalmente pela mudança de pensamento dos órgãos judiciários como a Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Justiça, em entender a necessidade da prova técnica através dos laudos periciais para apresentar denúncia contra suspeitos.

“Houve também um engajamento por parte dos peritos, após, a implantação do programa Brasil mais Seguro, onde a Secretaria Nacional de Segurança Pública se comprometeu em investir em qualificação e equipamentos para o Instituto de Criminalísticas, e em contrapartida os peritos se comprometeram em ampliar sua produtividade, inclusive utilizando suas horas de folga para produzir mais laudos”, explicou o diretor.

Quando se trata das estatísticas dos resultados desses exames, tanto os laudos das perícias internas como da externa quadruplicaram. Em 2007 foram emitidos pelo Instituto de Criminalística 1164 laudos internos, este ano já foram emitidos 6362, um aumento de 446,5%. Nas perícias externas o aumento na produção dos laudos foi maior ainda, subindo de 566 laudos em 2007 para 3129 documentos enviados aos órgãos solicitantes este ano, o que representa um aumento de 452,8% na produtividade.

Curiosamente, o diretor ressalta que esse aumento na produtividade se deu em um período onde ocorreu uma redução de números de peritos no IC. Em 2007, 51 profissionais atuavam na atividade fim de perícia, em 2013 são apenas 34. Com o concurso, novos profissionais serão contratados e esse número aumentará para 54. Outra novidade é a construção do novo laboratório forense, que permitirá a ampliação de exames periciais internos. A obra que está em andamento será concluída em três meses.

“Com o novo laboratório poderemos fazer exames como toxicologia, envenenamento, combustível adulterado e alcoolemia nos casos de vitimas fatais em acidentes de trânsito. E mesmo sendo insuficiente a quantidade de vagas oferecida pelo concurso, apenas 20 para peritos, existe a possibilidade de se chamar o cadastro de reserva para se trabalhar no novo laboratório, como também de abrir o núcleo de instituto de criminalística em Arapiraca, o que diminuiria o tempo resposta a chamada no agreste e sertão do estado.” Concluiu o diretor.

Fonte: Aarão José – POAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos