Secretaria Municipal de Saúde debate Plano de Combate à dengue

AssessoriaRepresentante do Ministério Púbilco ouve lideranças sindicais e comunitárias de Saúde

Representante do Ministério Púbilco ouve lideranças sindicais e comunitárias de Saúde

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) apresentou, na quarta-feira (16), ao Ministério Público Estadual (MPE), a versão preliminar do Plano Integrado para Intensificação das Atividades de Vigilância Epidemiológica e Controle do Vetor da Dengue em Maceió. O documento, elaborado para atender à exigência da 61ª Promotoria de Justiça da Capital e reforçar as ações do Programa de Controle da Dengue no município, deverá iniciar suas atividades no próximo dia 1º de novembro, mobilizando um efetivo de 605 agentes de endemias, que trabalharão para reduzir o ciclo de transmissão da doença e o índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti.

Na reunião, agendada pelo promotor público Flávio Gomes da Costa, na nova sede do MPE do Barro Duro, representantes do Conselho Municipal de Saúde, dos sindicatos dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindas) e Municipal dos Agentes de Combate às Endemias (Simacem), além dos próprios agentes de endemias, puderam debater a proposta com o Secretário Jaelson Gomes, com o Diretor de Vigilância em Saúde, Celso Tavares e com o Coordenador de Endemias da SMS, Paulo Carvalho, apresentando sugestões para que a estratégia seja ainda mais eficiente.

Além da aquisição de uniformes e equipamentos, o Plano de Ação prevê a conclusão do 2º ciclo de tratamento focal junto a 42% dos imóveis da cidade – com extensão do horário das equipes de campo até o sábado; incremento das visitas, com inspeção e tratamento de focos em pontos estratégicos como ferros-velhos, borracharias e cemitérios; intensificação de ações em construções de grande porte, inclusive, com acompanhamento semanal nos canteiros de obras; mobilização das comunidades em escolas e/ou associações de moradores e recomposição do Comitê Municipal de Mobilização e Controle da Dengue.

“Estamos cumprindo o papel da gestão. Os equipamentos já estão chegando e vamos dar todas as condições para o andamento desse trabalho, mas o sucesso desse Plano depende de vocês, de como ele será realizado junto à população”, disse Gomes, dirigindo-se aos agentes de saúde.De acordo com o Diretor da DVS, Celso Tavares, o Programa da Dengue trabalhará ainda, de forma paralela, com o apoio do MPE, para reduzir o passivo de imóveis fechados, onde as equipes não puderam realizar nenhum tipo de ação preventiva de combate à proliferação do mosquito transmissor da doença, que chega a 90 mil imóveis na Capital e se localizam, em maior número, nas áreas de Ponta Verde e Jaraguá.

“O primeiro passo será publicar os endereços de todos os imóveis – casas, apartamentos e terrenos – no Diário Oficial do Município e em jornais de grande circulação, para que os proprietários respondam ao nosso chamamento. Para aqueles que não se pronunciarem, será expedido um mandado judicial, permitindo a entrada do agente no imóvel. Vamos, respeitando a lei, abrir esses imóveis, porque não podemos deixar que os vizinhos se tornem reféns do descaso de terceiros”, frisou Tavares, lembrando que, no geral, apenas 10 a 20% dos proprietários deixam de responder à convocação.

Sensíveis às colocações feitas pelos sindicalistas e agentes de saúde em relação ao planejamento elaborado pela SMS para combater a dengue no município, o Secretário Jaelson Gomes e o Promotor Flávio Gomes Costa Neto agendaram uma nova reunião para a próxima quarta-feira (23) – às 9h, na nova sede do MPE – prazo para que todos os detalhes sejam ajustados e o Plano de Ação seja definitivamente aprovado e assinado por todos os envolvidos, possibilitando sua execução imediata.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos