Senac Alagoas forma mais de 3 mil alunos pelo Pronatec, no interior do Estado

Senac Alagoas forma mais de 3 mil alunos pelo Pronatec, no interior do Estado.

Ginásio lotado, olhos marejados, sorrisos largos. A emoção tomou conta do Ginásio Esportivo João Paulo II, localizado no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, onde, na tarde da última sexta-feira (6.12), foi realizada a solenidade de entrega dos certificados de conclusão de cursos aos 3.483 alunos do Senac Alagoas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Uma formatura comemorada por nove municípios alagoanos – Arapiraca, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela e Traipu – que apoiaram a realização do Programa, democratizando o acesso à educação profissional.

Participaram do evento o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Wilton Malta; a Diretora Regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro; a Prefeita de Arapiraca, Célia Rocha; o Vice-Governador do Estado de Alagoas, José Thomaz Nonô; o Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros; o Senador da República por Alagoas, Fernando Collor; o Presidente Nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda; e outras autoridades que cumprimentaram os alunos pelo primeiro passo dado para a construção de uma carreira de sucesso por meio dos cursos de Auxiliar Administrativo, Balconista de Farmácia, Recepcionista, Recepcionista de Eventos, Promotor de Vendas, Vendedor, Auxiliar de Recursos Humanos, Frentista, Confeiteiro/Padeiro, Salgadeiro, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Operador de Computador, Almoxarife, Operador de Telemarketing, entre outros.

“O número de alunos formados revela a magnitude de uma instituição que se preocupa com o futuro do Estado. O Senac coleciona inúmeras histórias de sucesso e a nossa satisfação é ter servido de meio para viabilizar essas conquistas, revelando os efeitos da educação na prática”, destacou o Presidente Wilton Malta ao parabenizar os alunos pela formatura. “Nosso objetivo é ampliar o acesso à educação profissional também no interior do Estado com a inauguração de uma nova unidade, em Arapiraca, que já está sendo estruturada. Dessa forma, transformaremos Arapiraca num polo da Região Agreste”, antecipou a Diretora do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, ao parabenizar, também, o comprometimento de sua equipe.

Concluinte do curso de Operador de Supermercados, Veronilda da Conceição, do município de Teotônio Vilela, era só alegria. Nas unhas, pintadas com a cor laranja, ela fazia uma homenagem à instituição que, segundo ela, mudou a sua visão de mundo. “Estava desanimada, não conseguia enxergar um futuro melhor para mim. O curso do Senac me fez ampliar as possiblidades. Hoje sou uma nova pessoa. Sinto-me segura para enfrentar os desafios do mundo do trabalho”, disse ela. Palavras reforçadas pelo concluinte do curso de Recepcionista de Eventos, Natanael Quirino, escolhido o orador da turma. “Ao escolhermos um curso do Pronatec, tomamos uma decisão de mudaria nossas vidas. Escolhemos o Senac, instituição que nos ofereceu uma formação diferenciada e atual, possibilitando-nos a conquista do tão sonhado emprego. Hoje temos a certeza de que somos profissionais”, destacou ele, arrancando aplausos da plateia.

Emocionada, a concluinte do curso de Auxiliar de Recursos Humanos, Maria Inês de Lima, não conseguiu segurar as lágrimas. “É um sonho realizado”, dizia ela. Sonho que a instrutora Cristiane Vieira, ajudou a realizar. “É gratificante ver o nosso desempenho em ação. Vemos em cada um desses alunos um pouco de nós, instrutores. Nesse processo, somos apenas facilitadores. Bom é ter a certeza de que contribuímos para um futuro melhor”, destacou ela.

A concluinte do curso de Padeiro/Confeiteiro, Maria Adriely dos Santos, teve a carteira assinada simbolicamente durante a cerimônia. Ela trabalha como doceira de um restaurante que funciona no Arapiraca Garden Shopping. “Fiz o curso do Senac e a própria instituição me encaminhou para a seleção a partir da qual fui escolhida. Fiz o curso na melhor instituição de ensino profissionalizante do País e hoje trabalho no melhor restaurante do País. Estou muito feliz”, revelou Maria.

O vice-governador do Estado de Alagoas, José Thomaz Nonô, afirmou que o governo tem a responsabilidade de trabalhar unido com a iniciativa privada para promover o crescimento do Estado. “Os cursos aconteceram sob a supervisão competente do Sistema S para preparar esses jovens para a vida”, ressaltou. “Seja qual for a formação, o Sistema S está pronto para receber”, complementou o Presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros.

Segundo o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que representou a presidente da República Dilma Rousseff, são 3.490 municípios brasileiros inseridos no Pronatec e o governo prevê a qualificação de 8 milhões de pessoas até 2014. “Dilma pediu para dar um abraço em cada um de vocês [formandos], no parceiro Senac e nas prefeituras”, afirmou. Em 2014, aproximadamente 30 mil vagas serão abertas para cursos pelo PSG e Pronatec no Senac Alagoas. Porque para o Senac, os programas sociais extrapolam o limite da oferta de cursos. Eles reforçam o compromisso da instituição com a educação profissional, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos.

Também prestigiaram o evento o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa; a prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira; a prefeita de Major Isidoro, Santana Mariano; a Diretora Técnica do Senac Alagoas, Cícera Paiva; a Diretora de Administração e Serviços do Senac Alagoas, Ivanilda Mendes; o gerente da Unidade Senac Arapiraca, Carlos Pessoa; a diretora em exercício do Sesc Alagoas, Adriana Chagas; e a gerente da Divisão de Saúde e Lazer do Sesc Alagoas, Clea Costa.

Fonte: Senac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos