Cursos de pós-graduação da Ufal evoluem no conceito da Capes

Os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas apresentaram uma significativa evolução no conceito geral avaliado pela Capes. O resultado da Avaliação Trienal realizada pelo Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) nos programas de todo o país, entre os anos de 2010 e 2012, constatou a melhoria em quatro notas da Ufal.

Os conceitos que variam de 1 a 7 são relativos à estrutura do programa, qualificação do corpo docente, além de publicações científicas e outros critérios avaliados pela comissão de especialistas nas 48 diferentes áreas. Os programas de mestrado dos cursos de Engenharia Civil, Nutrição e Serviço Social, além do mestrado/doutorado de Ciências da Saúde aumentaram do conceito 3 para 4. Outros 30 programas avaliados na Ufal conseguiram manter a nota 3 e o de Física, permanece com o conceito 5.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti, o resultado é importante para o planejamento das atividades e dos investimentos que serão feitos nos próximos anos. "A avaliação da Pós-Graduação constitui um momento rico de reflexão do Sistema Nacional e das nossas ações. Parabenizamos todos os que trabalham em prol da pós-graduação na Ufal", destacou.

O coordenador de Pós-graduação da Propep, Irinaldo Diniz, avaliou o processo de evolução nos programas da Ufal. “A manutenção e melhora na qualidade dos programas de pós-graduação da Ufal deve-se ao esforço contínuo da Instituição, dos professores e dos alunos no sentido de evoluir na qualidade da pesquisa com atendimento aos requisitos exigidos pela Capes", disse.

Fonte: Ascom/Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos