Para chegar a jogos, Alemanha deixa recomendação da Fifa de lado e fará travessias de balsa

Divulgação/Jerusa BrandãoAlemanha

Alemanha

Antes da Alemanha, havia a Fifa. E com a Fifa, uma recomendação que poderia ter impedido a ida da sensação europeia para o vilarejo de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, região Sul da Bahia, na próxima Copa do Mundo.

"Uma das observações que a Fifa fez para as seleções na escolha de seus campos de treinamentos era para que não houve necessidade de travessia marítima ou fluvial na hospedagem. Esse foi um dos pontos que nos deixou mais apreensivo porque o Campo Bahia (complexo em construção) exigia isso", conta o secretário Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello, ao ESPN.com.br.

No fim das contas, os alemães não se incomodaram. Ao todo, foram cinco visitas da comitiva do País. Em todas elas, esteve sempre presente o ex-jogador Olivier Bierhoff, hoje diretor geral da federação local. Na última parada feita após o sorteio dos grupos do Mundial, na Costa do Sauípe, neste mês, também o acompanhou na balsa o técnico Joachim Löw (veja foto acima).
Um percurso que não deve demorar mais do que 15 minutos e que, ao contrário do que acontece atualmente, não estará submetido à programação de saídas de barcos a cada meia hora. Nas movimentações da delegação, será dada exclusividade a ela na travessia até Cabrália.

Com um trajeto de apenas 26km de estrada até o aeroporto de Porto Seguro a ser cumprindo para, então, seguir viagem, as autoridades alemãs fizeram três pedidos para não frustrarem a negociação e se fixarem na Costa do Descobrimento: balsas seguras; tempo de duração adequado; e segurança.

No caso deste último, o Governo já se colocou à disposição contatos com a Marinha para oferecer todo o suporte, incluindo uma escolta que abrangeria também a área marítima, descartando, assim, qualquer possibilidade de assédio ou aproximação indesejada à seleção alemã. Deve ser repetida a mesma estratégia que fez de Salvador, segundo avaliações, a sede com melhor plano de segurança da Copa das Confederações.

"Logo que visitou Porto Seguro, a Fifa foi apresentada a alguns hotéis que ficam em Arraial D’Ajuda e Trancoso. Mas eles nos disseram que teria de haver uma solução na própria cidade (Porto Seguro), naquele centro, e não poderia ser do outro lado (do rio). Fizeram a observação de que não era recomendável", explica Ney Campello.

Para ficar em Santo André, a Alemanha, portanto, deixou o seu tradicional pragmatismo de lado e foi de encontro à Fifa. Restará se preocupar somente com a tábua de marés e ficar na torcida pelas baixas.

Até a lua pode contar pontos para os comandados de Löw.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos