Catálogo reúne fotos das 85 obras do pintor alagoano José Zumba

DivulgaçãoDivulgação

Catálogo da exposição “Zumba um pintor negro para o Brasil”, será lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dia 02 de fevereiro, quinta-feira, às 18h, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

Sob a curadoria do artista visual Denis Matos, a exposição reúne o trabalho artístico de um dos mais importantes pintores negros do Brasil, trazendo uma coletânea de 85 telas do pintor alagoano José Zumba, sendo 29 telas do acervo, cedidas por colecionadores que ficar há mais de dois meses estão sendo apreciado pelo público em geral.

A exposição inédita do artista José Zumba está aberta ao público desde novembro de 2011 e será encerrada no dia 02 de fevereiro, data em que se relembra o centenário do Quebra de Xangôs, fato histórico de intolerância as religiões de matriz africana, ocorrido em Alagoas, em 1912.

Para o secretário Osvaldo Viégas, a exposição teve o objetivo de homenagear o pintor que marcou a história das artes plásticas em Alagoas. “Esse é um importante registro da expressiva obra do artista José Zumba, uma referência nas artes visuais e na cultura alagoana.”, afirmou.

De acordo com o diretor do Mupa, José Márcio Passos, o catálogo reúne fotos das 85 obras, além das imagens dos quatro ambientes elaborados, pelo curador da exposição, onde no salão principal do Museu, é apresentada uma visão geral do artista e em três salas, onde tratam das temáticas: tipos regionais, paisagens e o folclore, bastante abordadas nas telas de Zumba.

Fonte: Valéria Guimarães/Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos