CBM participa de ação social no Baldomero Cavalcanti

AssessoriaBombeiros estiveram no presídio

Bombeiros estiveram no presídio

Nesta segunda-feira, 16, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) através da sua Diretoria de Saúde e de sua Capelania participaram durante todo o dia de uma ação social promovida pelo Conselho de Segurança Pública e pela direção da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) no Baldomero Cavalcanti. Médicos, odontólogos, enfermeiros e capelães evangélico e católico do CBMAL prestaram assistência aos reeducandos do sistema prisional.

Nesta ação foram disponibilizados serviços como: atendimento médico em diversas especialidades, psicólogos, assistentes sociais, serviço de odontologia, atendimento processual, acompanhamento espiritual, aferição de pressão e glicemia, alem de atendimento laboratorial.

Para a diretora de saúde do SGAP, Clarice Damasceno, é de fundamental importância a parceria com outros órgãos da Segurança Pública para promover uma ação como esta: “Mesmo disponibilizando de um médico, um enfermeiro, um assistente social e um psicólogo no Baldomero Cavalcanti é muito difícil atender a todos os reeducandos. Então quando podemos unir esforços com entidades e órgãos parceiros conseguimos atender um maior número de pessoas”, falou a diretora. Clarice também completou dizendo que já que posto médico não tem como atender a todos, a logística de saída do presídio para levar os reeducandos para serem atendidos em clínicas ou consultórios fora dos muros poderia ser uma opção, mas esta se torna muito difícil pela escassez de agentes penitenciários que os acompanhe.

Além do Corpo de Bombeiros, também estiveram presentes no presídio a Polícia Militar (PM), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), a Secretaria de Estado da Defesa Social (SEDS), o Conselho de Segurança Pública, a Pastoral Carcerária, o Conselho Penitenciário, a Perícia Oficial do Estado, além de professores do Centro Universitário Cesmac e da Faculdade Maurício de Nassau.

Do CBMAL, foram disponibilizados 12 oficiais de saúde e dois capelães, além de pessoal de apoio. Ao todo, existiam cerca de 70 profissionais trabalhando na ação, que se estendeu ao presídio Ciridião Durval e ao presídio feminino Santa Luzia com uma meta para atendimento de 400 reeducandos até o final do dia.
Segundo o Coronel BM Gláucio Alcântara, Subcomandante Geral da Corporação, realizar um trabalho deste nível é muito importante não só para o Corpo de Bombeiros como também para a comunidade: “Nós sabemos que os nossos presídios não têm um quadro médico capaz de atender a todos, então nesse dia o Corpo de Bombeiros está aqui presente para atender aos nossos irmãos para tentar dar a eles melhores condições de saúde, realizando um trabalho que tem tudo a ver com o Corpo de Bombeiros, que é salvar vidas”, citou.

O atendimento que ficou sob a responsabilidade do CBMAL foi clínica médica, cardiologia, psiquiatria, ginecologia e pediatria, além de atendimento odontológico, aferição de pressão e glicemia. O Diretor de Saúde da Corporação, Major BM Antônio Medeiros, se sente muito satisfeito de poder disponibilizar seus excelentes profissionais de saúde para atenderem aos que precisam: “A Diretoria de Saúde está voltada tanto para os militares quanto para o público em geral. Estamos aqui atender aos reeducandos do sistema prisional de Maceió de forma mais rápida, com mais atendimentos e um gasto muito menor”, falou.

Os capelães da Corporação, capitão Artur e capitão Judá, acompanharam a pastoral e conselho penitenciário com orações e assistência espiritual para os reeducandos do Baldomero Cavalcanti. Para o capelão Artur essa iniciativa é engrandecedora: “Aqui estamos fazendo o que Jesus fez, levando uma palavra de conforto para alguém que muitas vezes é considerado pela sociedade como a escória, o lixo do mundo, levando uma palavra de esperança de que eles não devem desistir de suas vidas”.

O capelão Judá completou dizendo que somos todos irmãos, filhos do mesmo Pai e que devemos vê-los como filhos de Deus. “Estamos aqui para além de falar, escutar suas necessidades e para levar a bênção e a graça do Pai, para que quando saírem daqui sejam pessoas novas, iluminadas por Ele”.

Fonte: Ascom CBM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos