Com tornozeleira eletrônica, detentos aterrorizam a população

Alagoas24Horas/ArquivoAlagoas24Horas/Arquivo

O uso de tornozeleiras eletrônicas para cumprimento de pena envolvendo detentos do regime semiaberto – medida adotada pelo Governo após a desativação da unidade destinada a este tipo de regime – não tem surtido o efeito esperado.

Mesmo monitorados, os detentos continuam se envolvendo em práticas delituosas e aterrorizando a população. Desta vez, o detento Maxswell de Oliveira Honorato, de 21 anos, teria sido detido depois de, supostamente, se envolver no roubo de um veículo.

Nas imediações do Cidade Universitária, policiais da Radiopatrulha teriam abordado o suspeito que dirigia um Celta, de cor prata, placa NMH 7130 (placa fria). Os PMs suspeitavam que o veículo teria sido utilizado no roubo de um veículo Siena, de cor verde e placa NMB 9812, assalto ocorrido minutos antes no bairro da Santa Lúcia. Ao perceber a presença dos policiais, o acusado teria fugido, dando início a uma perseguição policial. Na fuga, o suspeito teria colidido com outro Celta, de cor vermelha e placa MUZ 9823, e também envolvendo a VTR da PM.

O acusado teria conseguido fugir, deixando para trás um aparelho de monitoramento eletrônico (tornozeleira), o que teria possibilitado sua identificação. Maxsuell foi detido em sua residência e encaminhado para a Central de Polícia Civil, no Prado, onde constam diversos processos contra ele, inclusive de roubo de veículo.

A polícia também suspeita que Maxsuell esteja envolvido no roubo de outro veículo realizado também na noite de segunda-feira, dia 30. Isto porque as características, dele e de outros três suspeitos, batem com a de um quarteto que teria invadido a casa de um idoso de 66 anos, o sequestrado e depois liberado na Barra Nova.

O ancião, que terá o nome preservado, teria sido obrigado a entrar no veículo, o Ford Ka de cor vermelha e placa NMG 0926. Os meliantes ainda teriam efetuado vários disparos de arma de fogo na Rua Caramurus, no bairro do Prado, local do roubo.

A polícia deverá investigar se Maxsuell integra uma quadrilha de roubo de veículos. Crime cada vez mais comum na capital alagoana.

Mais prisões

A Polícia Militar registrou pelo menos quatro ocorrências envolvendo presos do regime semiaberto no intervalo de uma semana em Alagoas. Na semana passada – no dia 25 -, o detento Gleisson Jonathan Ferreira da Silva, de 26 anos, foi preso novamente após já ter cumprido pena em regime fechado por crime de roubo.

O jovem estava em regime semiaberto desde 25 de outubro do ano passado, quando começou a utilizar tornozeleira eletrônica. Gleisson foi preso desta vez acusado de tráfico de drogas. Com ele foi encontrado – segundo a polícia, – grande quantidade de maconha.

Também na semana passada, no dia 24, um detento monitorado por tornozeleira eletrônica foi encontrado morto na região da fazenda nova, próximo a Matinha da Tabela, no município de Marechal Deodoro. Manuel dos Santos Filho, que cumpria pena em regime semiaberto por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e estava desaparecido desde o último dia 13.

Na última sexta-feira, dia 27, Rodrigo Ferreira Moraes Simão, de 38 anos, foi atingido com um tiro na cabeça. O detento, que usava a tornozeleira eletrônica, caminhava pela Rua Desembargador Carlos Gusmão, no bairro da Santa Lúcia, parte alta de Maceió, quando foi atingido pelo disparo.

E na noite deste domingo, dia 29, o reeducando monitorado com tornozeleira eletrônica, Robson Correia de Araújo Filho, 28, teria matado um homem que se envolvera em uma briga doméstica próximo a uma praça do Complexo Benedito Bentes. De acordo com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), a vítima, Nivaldo Lúcio do Nascimento, e a mulher brigavam em via pública quando Robson presenciou a discussão e efetuou um disparo de arma de fogo. Nivaldo chegou a ser socorrido por populares para o Minipronto-Socorro Denilma Bulhões, onde entrou em óbito.

A polícia não informou se existe algum grau de parentesco entre a mulher da vítima e o algoz. Ainda segundo Ciods, Robson Correia, que é monitorado por tornozeleira eletrônica, fugiu do local após o crime.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos