Governo lança programa ‘Compra Alagoas’

O governador Teotonio Vilela Filho lança, na próxima terça-feira (25), o Programa Compra Alagoas, iniciativa que vai incentivar os micro e pequenos negócios locais a se tornarem fornecedores de produtos e serviços ao Governo do Estado. O lançamento oficial do Compra Alagoas acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a partir das 10h, e deverá contar com a presença de aproximadamente mil microempresários de diversos municípios alagoanos.

O Programa é coordenado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), da Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) e pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, com o apoio técnico do Sebrae/AL. O Compra Alagoas vai orientar os micro e pequenos empresários sobre todos os procedimentos necessários para que eles estejam habilitados para comercializar seus materiais e serviços com as secretarias e órgãos do Executivo.

"O Compra Alagoas contempla uma das ações do projeto estruturante de Fortalecimento de Micro e Pequenos Negócios e Promoção do Empreendedorismo do Programa Alagoas Tem Pressa. Temos um grande potencial e é nosso dever estimular e criar ferramentas para o aumento das compras governamentais aos pequenos negócios", destacou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico.

Dentre as ações previstas estão a realização de capacitações e cursos, com um direcionamento especial para a melhoria e excelência da gestão dos empreendimentos, assinaturas de termos de cooperações técnicas entre instituições públicas e privadas, além de cartilhas consultivas com instruções básicas para os empresários.

Foi divulgado recentemente um índice que demonstra o trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo para alavancar os micro e pequenos negócios. As estatísticas apontam que o Estado é o primeiro colocado no Nordeste no ranking dos municípios que cumprem a legislação em benefícios dos pequenos negócios nos processos de compras públicas.

Acumulando, em 2011, um valor total de 12,75% das compras governamentais feitas diretamente dos micro e pequenos negócios, Alagoas fica atrás apenas do Estado do Paraná, com 15,29% em relação ao restante do País. Esses negócios significam um total de R$ 93 milhões negociados.

A coordenação do Compra Alagoas conta ainda com instituições parceiras, são elas: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio); Junta Comercial do Estado; Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e da Federação das Associações Comerciais (Federalagoas).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos