Sociedade: como escolher a pessoa ideal para compartilhar seu negócio

AssessoriaO consultor Jairo Melo dá dicas para quem pretende iniciar uma sociedade

O consultor Jairo Melo dá dicas para quem pretende iniciar uma sociedade

Sociedade empresarial é uma realidade em negócios do mundo todo. Empresários dos mais diversos ramos buscam sócios, seja para começar um novo empreendimento, ou para dar andamento a projetos já existentes. Há exemplos de parcerias de sucesso, mas existem também casos em que sociedades mal sucedidas levaram ao fracasso dos negócios.

Especialistas alertam que ao escolher um sócio é preciso muito cuidado e vários aspectos devem ser observados. Um bom relacionamento apenas não irá garantir o sucesso no universo empresarial, mas uma relação de confiança na sociedade é de fundamental importância para que a parceria dê certo.

Segundo Jairo Melo, sócio da Royal Consultoria, há muito que se observar antes de entrar em uma sociedade. Visão de mercado, afeição entre os futuros sócios, diálogo e bom senso são indispensáveis para que as parcerias se perpetuem e tragam como reflexo o sucesso do empreendimento.

“Além disso, é fundamental que os sócios partilhem de projetos, ideias e possuam níveis de conhecimento semelhantes. Quando falamos na boa relação dentro da empresa é porque isso ajuda a minimizar problemas e discordâncias. Mas é claro que é preciso observar o perfil de cada um e se respeitar dentro desse universo, pois cada um possui suas características individuais”, destacou o administrador.

Mesmo com os pré-requisitos básicos para que a sociedade possa dar certo, Melo alerta que as pessoas precisam entender que existe uma lacuna entre o desejável e o possível. “Podemos citar um exemplo de alguém que seja ótimo para lidar com finanças, mas não muito bem com o público ou que não se identifique com a área administrativa. É preciso determinar as responsabilidades e delegar bem as funções, questões devem ser solucionadas por meio de diálogo, o que somente é possível com um bom relacionamento entre as partes. O grande desafio é saber lidar com personalidades diferentes, buscando a maior sinergia possível para obter o lucro, que é o objetivo de toda empresa”, afirmou.

Divisão de despesas
Quando se pensa em um sócio, além de partilhar um projeto, é fator decisivo levar em consideração os aspectos econômicos. O consultor ressalta que, além das despesas inerentes à abertura de uma empresa, é preciso estar preparado para as contas regulares, taxas extras e encargos trabalhistas.

“Você decidiu abrir uma empresa? Então terá que investir seus recursos e disponibilizar uma parcela do seu patrimônio para que o negócio possa dar certo. Com a grande quantidade de compromissos para honrar, muitos optam por partilhar as responsabilidades, sendo a busca por um ou mais sócios uma boa alternativa”, observou Melo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos