Técnicos de enfermagem protestam contra atraso salarial no Santa Rita

Alagoas 24 HorasAlagoas 24 Horas

Os auxiliares e técnicos de enfermagem realizam, na manhã desta quinta-feira (29), um protesto em frente ao Hospital e Maternidade Santa Rita de Cássia, na Avenida Comendador Calaça, no Poço. A mobilização é desencadeada pelo atraso de quase cinco meses de salário dos trabalhadores que possuem o ensino médio.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal), Mário Jorge, o serviço na unidade permanece reduzido em até 30%. “Estamos sem dinheiro para nada, com dificuldade para pagar as contas de energia e até realizar a feira da casa”, informa o presidente.

Cerca de 70 trabalhadores se encontram nessa situação de aperto financeiro. Ainda de acordo com Mário Jorge, o hospital teria informado que só poderia pagar apenas dois meses, mas os sindicalistas não concordaram. “Vamos levar o caso à Procuradoria do Trabalho e entrar com um processo”, garante o presidente.

Já para o administrador da unidade hospitalar, a situação é diferente. Segundo Jael Andrade, a recente mudança de governo fez com que repasse estadual fosse suspenso. “Com essa mudança de governo nada foi liberado para ninguém. Não tem recurso disponível na Secretaria de Estado da Saúde [Sesau]”, salienta.

Ainda segundo Andrade, o orçamento de 2015 precisa ser aprovado por meio da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para que as despesas sejam solucionadas. “O que me estranha é que uma reunião entre a secretaria e membros de hospitais como o do Açúcar e Santa Casa foi realizada para informar essa situação… Claro que nesses hospitais com mais anos a estrutura consegue abarcar, mas todos estão sem receber”, informa Andrade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos