Equipe do IMA coleta amostras no rio Paraíba

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletam amostras no rio Paraíba e intimam agroindústria que teria feito lançamento de efluentes fora dos padrões definidos por lei. O órgão foi acionado ontem (28) por moradores do município de Capela após a mortandade de peixes no local. A água coletada será analisada e a o resultado deve ficar pronto em cinco dias.

Segundo informações de Ricardo César, assessor técnico da presidência e coordenador do Gerenciamento Costeiro, a equipe deslocada para o local constatou a redução do nível de oxigênio dissolvido e o lançamento de carga orgânica. “Foi verificada a emissão de efluentes por uma agroindústria localizada próxima a margem, isso somado ao baixo nível de água pode ter sido a causa da mortandade dos peixes”, explicou.

Ele disse ainda que o IMA intimou a empresa a parar imediatamente com a descarga irregular. “O laudo final deverá estar pronto em cinco dias, enquanto isso a área será monitorada. Com os resultados das análises e comprovada a causa do problema pode ser adotados novos processos administrativos”, afirmou.

Irregularidades e problemas ambientais, como a mortandade de peixes ocorrida no rio Paraíba, podem ser informadas ao órgão através do telefone 33151766 e no Disk Ecologia 0800 082 1523.

Fonte: Ascom IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos