Ufal terá primeiro Centro de Tecnologia BlackBerry no Brasil

Ascom UfalProfessor Leandro, escolhido para ser um dos quatro membros 'elite' da empresa no Brasil

Professor Leandro, escolhido para ser um dos quatro membros ‘elite’ da empresa no Brasil

O Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC/Ufal) inaugura na próxima terça-feira, 11, o primeiro Centro de Tecnologias da BlackBerry no Brasil. O Tech Center será instalado no Laboratório de Computação Móvel e Pervasiva (Compe) e vai beneficiar estudantes, professores e profissionais da área de tecnologia móvel.

De acordo com o diretor do Compe e professor do IC, Leandro de Sales, a empresa BlackBerry está financiando bolsas para alunos do Instituto de Computação e doou os equipamentos necessários para o funcionamento do novo centro em Alagoas. “Os alunos serão responsáveis por desenvolver pesquisas aplicadas no desenvolvimento de sistemas computacionais móveis”, explicou. Além disso, o Tech Center vai ser a referência de suporte técnico especializado para os desenvolvedores de aplicativos para a plataforma da BlackBarry nas esferas local, regional e nacional.

“Os interessados no assunto poderão fazer um agendamento online para tirar dúvidas e obter informações com a nossa equipe, formada por dez alunos, quatro professores e um consultor da BlackBerry”, disse o professor Leandro, escolhido para ser um dos quatro membros ‘elite’ da empresa no Brasil. A ideia também é formar grupos de desenvolvedores por cidade. Esses grupos farão encontros para trocar experiências e conhecimentos por meio de palestras e cursos práticos, com o intuito de contribuir com as melhorias de ferramentas e aplicativos utilizados em dispositivos como celulares, tablets e até carros, que atualmente utilizam tecnologias da marca.

A inauguração

A solenidade de inauguração está marcada para 14h da próxima terça-feira, 11, no auditório da Reitoria da Ufal e, em seguida, no prédio novo do Instituto de Computação, onde os presentes vão conhecer as instalações do Tech Center na Ufal. O evento terá a presença do gerente de desenvolvedores da BlackBarry no mundo, Larry McDonough, que vem dos Estados Unidos; além do representante do Consulado do Canadá no Nordeste, Tim Hopkins; do secretário de Ciência e Tecnologia de Alagoas, Eduardo Setton; e do reitor da Ufal, Eurico Lôbo.

Mas a programação que marca o início das atividades na Ufal começa com uma reunião dos gerentes dos grupos desenvolvedores da BlackBerry no Brasil, no domingo, 9, às 9h, no Hotel Porto da Praia. Haverá também um treinamento na segunda-feira, 10, às 9h, no laboratório Compe (IC/Ufal).

Laboratório da Ufal é destaque

A interação do Instituto de Computação com a BlackBerry, empresa mundialmente consolidada em tecnologia móvel, começou a partir dos destaques do laboratório da Ufal em concursos que premiaram as melhores ideias. Os alunos e professores do Compe foram bicampeões (2011 e 2012) pelo desenvolvimento do melhor aplicativo para dispositivo móvel.

O diretor, Leandro Sales, foi então convidado para se tornar ‘BlackyBarry Elite’, juntando-se ao seleto grupo de quatro pessoas com a mesma função em todo o Brasil. “A Ufal ganha, com isso, espaço para se inserir onde há o desenvolvimento da mais alta tecnologia. Nós tivemos acesso, desde abril, ao protótipo de um novo produto que será lançado só em janeiro e pudemos participar do processo de elaboração do software”, antecipou o professor, referindo-se ao novo celular da BlackBerry.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos