Sgap implanta Núcleos de Acompanhamento de Penas

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP) vai implantar mais seis Núcleos de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas em municípios do interior do estado. O evento de lançamento acontece nesta terça-feira (18), na Escola de Magistratura de Alagoas (Esmal), às 15h. A solenidade vai contar com a presença do secretário de Estado da Defesa Social, Cel. Dario César Cavalcante, do superintendente da Sgap, Tenente-Coronel Carlos Luna e dos prefeitos dos municípios contemplados com as novas unidades.

Os novos Núcleos serão implantados nos municípios de Penedo, Matriz de Camaragibe, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia; Eles serão supervisionados pela Central Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa). Cada Núcleo será composto por coordenador, advogado, psicólogo, assistente social, auxiliar administrativo e agente penitenciário.

Hoje a Ceapa acompanha 2500 beneficiários que cumprem penas alternativas, distribuídos na capital e também em Arapiraca onde já funciona um Núcleo. Os profissionais que vão atuar nas novas unidades foram capacitados no período de 3 a 7 de dezembro no auditório do Fórum da Capital, Desembargador Jairon Maia Fernandes, onde funciona a sede da Ceapa.

Durante a capacitação os profissionais receberam apostilas específicas para cada área de atuação e um manual com as normas de funcionamento dos Núcleos. A gerente da CEAPA, Shirley Mirely Gonçalves conduziu a capacitação esclarecendo algumas dúvidas a respeito da Implantação dos Núcleos.

“A função do Núcleo não é somente o cumprimento das penas alternativas como também acompanhar a situação do beneficiário (infrator), no sentido de evitar que ele venha a dar entrada no sistema prisional” falou Shirley Mirely.

Fonte: Ascom Sgap

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos