Endividamento do consumidor maceioense cai em dezembro

O nível de consumidores endividados em Maceió caiu em dezembro em relação ao mês anterior. Em novembro, o percentual alcançou 66,7% e este mês reduziu para 63,7%. Os dados são da pesquisa do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
O índice de consumidores da capital com dívidas em atraso, por sua vez, registrou novamente alta, passado de 28,8%, no último mês, para 32,6%, no mês das festas natalinas. Essa tendência é observada desde agosto último.

O comprometimento da renda familiar dos consumidores com pagamentos de dívidas voltou a cair novamente e alcançou 41,5% da renda, contra 47,4% registrado em novembro.

Segundo o consultor da Fecomércio/AL e professor da Ufal, Fábio Guedes, a diminuição do percentual de pessoas endividadas e a queda do comprometimento da renda com dívidas são notícias alentadoras para o comércio de Maceió neste final de ano, pois significa uma diminuição no contingente de pessoas com dívidas. “Por sua vez, o nível de comprometimento da renda com dívidas continua alto para os padrões considerados seguros (30%)”, afirmou.

Já o índice de inadimplência voltou a crescer de 6% da população entrevistada em novembro, para 7,1%, em dezembro. Esse resultado é o maior registrado para o ano de 2012.

Segundo análise do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), o nível de endividamento da população maceioense está acima da média registrada no plano nacional de 59%, conforme Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A inadimplência encontra-se no mesmo nível da registrada para o país.

De acordo com Fábio, os indicadores apontam que as vendas do mês de dezembro não repetirão os mesmos resultados, em termos de crescimento, dos verificados para o mesmo período de 2012, quando o comércio cresceu, em média, 8,5%. “A previsão é que as vendas do final de ano se expandam entre 4,5 e 5,5% em relação a dezembro do ano passado. O pagamento do décimo terceiro foi deslocado em parte para quitação ou refinanciamento de dívidas e o baixo crescimento da economia brasileira, registrada, principalmente, pelo resultado do desempenho da indústria nacional no terceiro trimestre do ano (0,6% de crescimento). Esses fatores apontam para um comércio menos dinâmico este final de ano”, analisou Fábio.

O endividamento com cartões de crédito ainda continua como o carro chefe das dívidas dos consumidores em Maceió (54,3% dos entrevistados). Seguido dos financiamentos (27,5%), empréstimos pessoal (12,6%), carnês de lojas (8,8%), cheque especial (8,1%) e cheques pré-datados (2,6%).

As despesas mais impactantes nas dívidas dos consumidores captada na pesquisa de dezembro foram: outros (34,7%), alimentação (29,6%), educação (20,8%), aluguel residencial (17,6%), tratamento de saúde (12,8%), vestuário (10,8%), eletroeletrônicos (6,1%), reforma residencial (5,7%), eletrodomésticos (4,8%), seguros (4,7%), móveis residenciais (3,8%).

O fato de outros tipos de produtos e/ou serviços figurarem em primeiro lugar como item de endividamento das famílias, significa uma característica das compras de final de ano, quando os consumidores diversificam seus gastos. Segundo a pesquisa, a causa absoluta para elevação dos níveis de endividamento ainda continua sendo o desequilíbrio financeiro (51%).

A pesquisa completa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br/ifepd/

Fonte: Ascom Fecomércio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos