Primeiro clássico do ano agita o Rio de Janeiro

globoesporte.comgloboesporte.com

O primeiro clássico da temporada 2010 no Rio de Janeiro tem ingredientes de sobra para levar os torcedores de Vasco e Botafogo ao Engenhão, neste domingo, às 19h30m (horário de Brasília). O confronto, válido pela terceira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, vai marcar a estreia do uruguaio Loco Abreu no Glorioso, e o reencontro de Dodô com os donos da casa. Atuando pelo Vasco, o "artilheiro dos gols bonitos" quer finalmente marcar o seu primeiro gol com a camisa do Gigante da Colina.

Enquanto Abreu vai tentar comprovar em campo que o carinho do torcedor desde a sua chegada não foi em vão, Dodô quer retribuir a admiração dos vascaínos com gols. Os dois jogadores se tornaram ídolos das torcidas de Botafogo e Vasco antes mesmo de estrearem por suas equipes. O goleador cruzmaltino ganhou até uma música personalizada, batizada de "É o poder". Por outro lado, o uruguaio herdou a mística camisa 13 do Glorioso.

Na tabela de classificação do Grupo B da Taça Guanabara, Vasco e Botafogo estão empatados na liderança, com seis pontos. Os dois primeiros colocados avançam para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca.

Dodô encara o seu primeiro clássico pelo Gigante da Colina

Do lado do Vasco, o técnico Vagner Mancini diz que ainda tem algumas dúvidas para montar a sua equipe. No entanto, o treino da última sexta-feira comprovou que o time deverá ser praticamente o mesmo da vitória por 2 a 1 sobre o América, na última quarta-feira. A única alteração, já confirmada, é a entrada de Souza na vaga de Jumar.

– Eu sempre digo que não sou eu quem escala o time, mas sim os jogadores. A entrada do Souza deu uma condição melhor ao nosso meio-campo e ele está merecendo essa chance – explicou o treinador.

Para o atacante Dodô, que ainda não marcou em duas partidas oficiais pelo Vasco, a sua atuação no clássico será bem melhor do que nos compromissos anteriores. Segundo o goleador, o ritmo de jogo está voltando aos poucos e ele tem tudo para ser mais participativo neste domingo.

– Tem sido muito importante este começo positivo, com o Vasco vencendo. No primeiro jogo eu estava meio fora de sintonia, mas no segundo já melhorei. Ainda não estou satisfeito. Este clássico tem tudo para ser um jogo para o Vasco colocar o pé na semifinal – disse o artilheiro, que pelo Fluminense, em 2008, atuou apenas 15 minutos diante do Glorioso.

Outro ponto positivo para Mancini é a possibilidade de contar com um elenco maios para montar o banco de reservas. Rafael Coelho e o argentino Matias Palermo já podem ser utilizados. O primeiro é presença certa na relação de atletas que vai seguir para o Engenhão neste domingo.

Loco Abreu estreia pelo Glorioso no clássico deste domingo

Se as atuações nas primeiras rodadas não empolgaram, o Botafogo chega para o clássico animado com a estreia de Loco Abreu. A esperança é que a experiência e a presença na área do uruguaio se encaixe com a disposição e o espírito guerreiro de Herrera, que marcou dois gols nos dois primeiros compromissos da equipe na temporada. O técnico Estevam Soares admite que, a partir deste domingo, o Alvinegro terá uma cara diferente.

– Ganhamos um excepcional jogador, pois foi com essa condição que ele chegou ao Botafogo. Passamos a jogar com dois atacantes de ofício, deixando de atuar com três meias desde o início. São dois artilheiros, e esperamos que nossa força ofensiva aumente – disse o treinador.

O estreante da noite se diz ansioso pela estreia, mas prefere manter a tranquilidade quando fala sobre a parceria com Herrera, que deixou sua marca nas vitórias sobre Macaé (3 a 2) e Friburguense (2 a 0).

– Acredito mais no trabalho de todo o time do que na dupla. Se o Botafogo jogar bem, nós estaremos mais perto da vitória – frisou Loco Abreu.

As modificações do Botafogo, entretanto, podem não se resumir à entrada do uruguaio. O volante Somália e os meias Diguinho e Renato têm agradado ao técnico Estevam Soares, que admite a possibilidade de lançar alguns deles, seja de início ou no banco de reservas. Assim, Fahel e Eduardo passam a ganhar concorrentes fortes na disputa por vagas.

Botafogo:Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Fahel (Somália), Eduardo (Renato) e Lucio Flavio; Herrera e Loco Abreu.
Técnico: Estevam Soares

Vasco: Fernando Prass, Fágner, Fernando, Gian e Márcio Careca; Nilton, Souza, Léo Gago e Carlos Alberto; Philippe Coutinho e Dodô.
Técnico: Vágner Mancini

Fonte: globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos