Desafio estimula prática de atividades físicas

DivulgaçãoDivulgação

Que tal ajudar a combater o sedentarismo praticando atividades físicas durante 15 minutos? Essa é a proposta do Dia do Desafio, que será realizado no dia 26 de maio, das 07h às 17h em Arapiraca, no Calçadão do Comércio (Centro) e na unidade Sesc Arapiraca (no bairro Santa Edwiges). A participação é gratuita. É a quarta vez que Alagoas participa do projeto que envolve, simultaneamente, cidades de diferentes países. Arapiraca enfrentará a cidade mexicana de Benito Juárez. O projeto é uma realização do Sesc Alagoas em parceria com a Prefeitura Municipal de Arapiraca e o Sindilojas Arapiraca.

Em 2009 o Dia do Desafio alcançou 58.101.526 participantes neste continente, distribuídos em 3.840 cidades, de 23 países. As atividades são abertas para a participação de escolas públicas e particulares, empresas, associações, ONGs, entidades e para todas as pessoas dispostas a praticar alguma atividade física durante 15 minutos. Para participar é simples: basta procurar um dos pontos do projeto na cidade e praticar atividade física. A partir dos resultados obtidos, a classificação das cidades será estabelecida pelo percentual de participação em relação ao número de habitantes. Essas atividades serão contabilizadas por agentes do Sesc. Os números serão comparados aos alcançados pela cidade mexicana Benito Juárez. O prêmio é o estímulo à qualidade de vida.

Incentivo
O Dia do Desafio incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. A idéia foi criada no Canadá e vem sendo difundida mundialmente pela Tafisa – Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

A ideia que deu origem ao projeto nasceu no inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos. O prefeito sugeriu que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa para caminhar por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. Porém, o inverno de temperaturas baixas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no hemisfério norte. Assim, o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.

SERVIÇO
Dia do Desafio – Arapiraca (AL/Brasil) x Benito Juárez (Nuevo León/México)
Dia: Quarta-feira, 26 de maio
Horário: 07h às 17h
Local: Calçadão do Centro de Arapiraca e Unidade Sesc Arapiraca (Rua Manoel Cazuza, s/n, Bairro Santa Edwiges, Arapiraca, AL)
Participação gratuita
Mais informações: 0800 284 2440

Fonte: Assessoria Sesc

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos