Corpos em movimento

Ailton Cruz/Agência AlagoasJoel sonha em tornar a dança como mobilizador social na Paraíba

Joel sonha em tornar a dança como mobilizador social na Paraíba

É com o embalo das músicas que os movimentos da dança tomam conta do corpo de cada bailarino ou dançarino. Nos palcos pelo país afora, ou até mesmo fora deles, os ritmos das ruas falam a linguagem dos guetos da periferia. Em Alagoas, não é diferente. A 8ª Mostra Alagoana de Dança, realiza, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, no teatro Gustavo Leite, o espetáculo de dança Diversidade e Mobilização.

Com total apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Mostra apresentará em duas horas a mistura de coreografias que caíram no gosto dos amantes do ritmo. Durante esta semana, o Seminário de Dança promovido pela Secult deu a oportunidade para meninos e meninas da perifeira da capital conhecerem e exercitarem os passos.

De acordo com a curadora e organizadora da Mostra, Karina Padilha, a dança tem retirado muita gente da marginalidade.

“Percebemos nos jovens e adultos participantes uma força de vontade imensa na esperança de mudar para melhor. Por isso que nossa intenção é agregar a força dos ritmos com a diversidade. A dança contribui, acima de tudo, com a inclusão social do cidadão”, destacou ela.

Fã do artista pop Michael Jackson, o professor paraibano Joel Santana, 30, começou a apreciar a dança a partir dos vídeos que assistia do cantor americano. Empenhado em aprender todos aqueles passos, Joel procurou um grupo cultural na cidade em que mora, Cajazeiras (PB), e dedicou horas de seus dias ao hip hop. “Eu era muito tímido e a dança me ajudou a perder um pouco mais dessa timidez”, revelou.

Após ganhar vários prêmios como melhor diretor, melhor dançarino e participar de vários festivais de dança do Nordeste, o professor se interessou em passar adiante todas as técnicas que aprendeu. Em Maceió, Joel ministra uma oficina para pelo menos 30 alunos que gostam do ritmo. O professor sonha um dia criar uma fundação cultural na sua cidade natal, na Paraíba. “Visamos o lado social que possa proporcionar a saída dos jovens da ociosidade”, disse Joel Santana.

A 8ª Mostra Alagoana de Dança levará para o palco grupos de dança de Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Viçosa, Capela, Pilar e outros que participaram das oficinas de dança durante dois meses. “O apoio do governo do Estado, por meio da Secult, foi fundamental para a realização dessa Mostra”, revelou a curadora Karina Padilha, acrescentando que o espetáculo vai apresentar também um pouco da cultura Afro.

Os interessados em assistir aos diferentes ritmos da Mostra, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, podem procurar a Superintendência de Fomento e Apoio à Produção Cultural da Secult para adquirir o convite. Mais informações pelo telefone: 82 3315.7868.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos