Paciente psiquiátrico tem história contada em espetáculo teatral

Pacientes e colaboradores do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) se reúnem para contar a história do usuário José Darcy de Oliveira, que há mais de duas décadas recebe atendimento na unidade hospitalar. Darcy, de semblante aparentemente tranquilo, dono de gargalhadas marcantes e voz estridente, será homenageado pelo Núcleo de Artes Everaldo Moreira, pertencente ao HEPR, no próximo domingo, (12), no Teatro Deodoro, em noite de congraçamento de pacientes e servidores do hospital.

Com 45 anos de idade, Darcy despertou o interesse da roteirista Hortência de Farias, colaboradora da instituição médica, que retrata a trajetória de um paciente detentor de um dos casos de transtorno mental considerados dos mais curiosos. “Darcy está sempre casando, nas minhas contas esta mulher atual com quem ele vive, já é a sua quinta companheira”, relata Hortência, pontuando os nomes das ex-esposas do protagonista, “Maria Pereira, Ana Maria Feijó, Francelina, Maria José da Silva e a atual chama-se Cristiane. Eles se conheceram há cerca de três anos no Caps Casa Verde, aqui no hospital”, explica.

Segundo a roteirista, a história que se passa por inteiro nas dependências do hospital psiquiátrico, onde Darcy convive, até hoje, maior parte de seu tempo, carrega tom de comédia pelo enredo da própria trama. “Tudo começa com a conversa insistente de um Baú. Ele fala que conheceu uma de suas mulheres neste lugar. Todos imaginávamos que se relacionava a um baú enquanto objeto, e somente mais tarde, descobrimos que se tratava do extinto Baú da Felicidade, do empresário Sílvio Santos”, conta.

Hortência destaca, ainda, no espetáculo, os muitos delírios do paciente durante suas inúmeras passagens pelo HEPR. A entrada é gratuita e é dirigida a todos os interessados pelo universo psiquiátrico.

Fonte: Ascom HEPR

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos