Governo antecipa conclusão do 13º para dia 15

Agência Alagoas/Tércio Capello/ArquivoCentro de Maceió

Centro de Maceió

O governo do Estado confirmou nesta terça-feira (7) que o pagamento do 13º salário do servidor será concluído na próxima quarta-feira, dia 15, quando será liberado o abono para a segunda faixa salarial. Com o anúncio, os setores representativos do Comércio já comemoram a entrada antecipada de R$ 140 milhões na economia, o que deve dinamizar as compras de final de ano com maior planejamento e sem o atropelo das compras feitas em cima da hora.

A Aliança Comercial dos Retalhistas prevê o crescimento de 20% do comércio já com a liberação do 13º para a primeira faixa salarial, nesta sexta-feira (10), junto com o salário de novembro da segunda faixa. De acordo com o presidente da entidade, João Correia, a antecipação inédita do abono, por parte do Governo estadual, terá resultados significativos para a economia local. A categoria que se insere na 1ª faixa salarial representa 72% do total de servidores públicos.

“Os consumidores irão às lojas de forma paulatina e poderão pesquisar as promoções com tempo de antecedência das festas natalinas. Os lojistas poderão atender melhor a clientela e a sociedade não enfrentará a correria de última hora de praxe para fazer suas compras”, destacou Correia.

João Correia afirmou que as lideranças das entidades que representam os lojistas devem agradecer, no momento oportuno, a iniciativa do Executivo estadual pela antecipação do 13º salário. “A atitude do governador Teotonio Vilela é de vanguarda porque sai na frente antes que as entidades que representam os lojistas tenham solicitado. Com isso, ganham os lojistas e o consumidor, sobretudo os das classes menos favorecidas”, reforçou o presidente da Aliança Comercial.

João Correia ressaltou que o Governo também lucrará no caixa de janeiro de 2011, uma vez que o dinheiro circulará no comércio e aumentará a arrecadação de impostos. “Teremos mais tempo para acompanhar o desempenho e melhorar o volume geral das vendas do comércio”, disse João Correia. Ele afirma que além do servidor estadual, as classes C, D e E, beneficiadas pelos programas sociais, também farão diferença no comércio alagoano. “Estas classes já superam as compras das A e B em termos de consumo. As classes C,D e E compram produtos que variam até R$ 50,00”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Wilson Barreto, disse que é a primeira vez na história de Alagoas que um governo estadual antecipa o pagamento de 13º aos servidores públicos para antes do dia 20 de dezembro, data limite determinada por lei.

“Governos anteriores nunca pagaram com tantos dias de antecedência e muitos deles chegaram a pagar em janeiro e até fevereiro do ano seguinte. Este adiantamento da injeção da receita no comercio de Alagoas trará repercussão positiva para lojistas e consumidores”, reforçou.

Barreto afirmou que a atitude do Executivo demonstra que a economia de Alagoas está estabilizada e com alto índice de crescimento. Ele pontuou que além dos segmentos que geralmente são aquecidos no período natalino, a exemplo de sapatos, vestuário e eletroeletrônicos, o de construção civil também deverá despontar como novidade. “As pessoas não estão apenas pintando as casas, como tradicionalmente fazem no fim do ano, mas fazendo pequenas e médias reformas”, acrescentou.

O presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Wilton Malta, também destacou a iniciativa do Executivo estadual como positiva, não apenas para os representantes das categorias econômicas, mas para os servidores públicos, que, segundo ele, poderão planejar melhor a aplicação do 13º salário. “O servidor terá tempo para avaliar se paga dívidas pendentes, se compra ou faz poupança. A medida adotada pelo governo é elogiável e, sem dúvida, aquecerá todos os segmentos do comércio, provocando um ótimo desenvolvimento econômico para o Estado”, concluiu.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos