Safra do abacaxi gera renda para agricultores do Agreste

Diego Barros/Agência AlagoasAbacaxi é predominante no Agreste alagoano

Abacaxi é predominante no Agreste alagoano

Já foi iniciada a colheita do abacaxi na região Agreste de Alagoas, onde dezenas de agricultores obtêm renda do cultivo da fruta. A colheita começou no mês de outubro e segue até o fim de janeiro. Essa também é uma época ideal para o consumidor encontrar o produto mais barato nas feiras livres.

No município de Taquarana, um dos que mais se destacam no Estado nessa cultura, cerca de 30 produtores cultivam o abacaxi, que ocupa uma área de aproximadamente 45 hectares. A produção vai para as feiras livres da região, para Maceió e também para Aracaju (SE).

De acordo com o extensionista Jorge Tomé, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), numa área de um hectare é possível obter entre 25 mil e 30 mil frutos. Segundo ele, a maioria dos agricultores de Taquarana não utiliza a irrigação e leva cerca de 18 meses, após o plantio, para fazer a colheita.

“Entre os que fazem a irrigação, esse período se reduz para 14 meses”, informou o técnico. Segundo ele, a Seagri orienta os agricultores que desejam obter recursos do Pronaf para fazer a irrigação.

Jorge Tomé explicou que os agricultores são orientados a fazer a indução floral quando a plantação atinge os onze meses, pois isso facilita a produção de frutas. Segundo ele, as variedades mais usadas são a pérola e a jupi, que estão adaptadas ao clima e ao solo da região Agreste.
“Os agricultores também utilizam um adubo químico de Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK), após análise de solo, e no período de inverno devem ficar mais atentos ao aparecimento de ervas daninhas, que precisam ser limpadas da plantação”, deu a dica.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos