Programa comemora alfabetização de crianças em Marechal

Ascom/Marechal DeodoroCrianças do Programa Aceleração de Aprendizagem

Crianças do Programa Aceleração de Aprendizagem

A secretária Municipal de Educação, Flávia Célia, não se conteve durante a solenidade realizada nesta sexta-feira, quando foram apresentados no auditório do Espaço Cultural, os resultados positivos do Programa de Aceleração de Aprendizagem, Alfa e Beto, desenvolvido pelas escolas públicas do município de Marechal Deodoro durante o ano de 2010.

Vários grupos culturais, formados pelas 15 escolas envolvidas no programa, fizeram apresentações que comprovaram a inclusão no alfabetismo de centenas de crianças, da faixa etária de 7 a 12 anos, que não sabiam ler nem escrever.

Participaram do programa os alunos das escolas da rede municipal de ensino Edval lemos, Juviniano Rodas, Joaquim Gama Filho, Edleuza Galvão Rodas, Governador Luiz Cavalcante, João Batista de Vasconcelos, José Bispo da Silva, Antônio Cabral Toledo, Izaura Almeida, Adelina de Carvalho, Lídia Rodrigues, Maria Petrolina de Gouveia, Manoel Messias dos Santos, Dr. Silvério Jorge e Altina Ribeiro Toledo.

Ao fazer uso da palavra para centenas de alunos e mães, que lotaram o auditório do Espaço Cultural Santa Maria Magdalena da Lagoa do Sul, a secretária Flávia Célia lembrou das dificuldades encontradas para iniciar o programa. Ela destacou o incentivo do prefeito Cristiano Matheus e dos professores, que abraçaram o programa, concluído em dezembro último, deixando centenas de pessoas sabendo ler e escrever. “Ver essas crianças lendo e escrevendo é, para todos nós, muito gratificante. Graças a Deus conseguimos atingir nossos objetivos e graças a vocês professores, que estão contribuindo na construção dessa nova página da educação deodorense”, disse a secretária Flávia Célia, que emocionada não se conteve e chegou a chorar.

A secretária também destacou o sucesso alcançado pelo programa. “Este está sendo o início de uma missão cumprida, mas temos muitas coisas a cumprir. Ainda existem crianças fora da sala de aula, que precisam ser resgatadas, que precisam ser estimuladas e incentivadas. Deixo claro que a implantação do Programa de Aceleração de Aprendizagem foi finalizada com sucesso e superou a nossa expectativa”, acrescentou a secretária.

Programa para 2011

Para este ano a Secretaria Municipal da Educação está expandindo a metodologia do Instituto Alfa e Beto para todas as séries iniciais do ensino fundamental e todos os alunos do 1º ao 5º ano estarão recebendo material didático. “Estamos fazendo essa solicitação ao MEC e com certeza seremos atendidos. Com isso poderemos implantar essa metodologia em toda rede, para que a gente realmente consiga reverter os indicadores do município. O prefeito, inclusive, sensibilizado com a situação da educação em Marechal, possibilitou a contratação da metodologia para o Jardim II, Educação Infantil e para o 1º ano. Com isso todos os nossos alunos estarão sendo alfabetizados com essa nova metodologia. Acreditamos que a partir daí a gente vai começar a diminuir ‘muito’ o nosso índice, tanto de evasão como de defasagem”, garantiu a secretária.

Fonte: Ascom/Marechal Deodoro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos