Camarão apreendido é destinado a população carente

Ascom/SeadesSecretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira

Secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, participou, nesta segunda-feira (4), da entrega de 1,5 tonelada de filé de camarão a instituições beneficiadas pelo Mesa Brasil – um programa do Sesc que atua no combate à fome e na redução de desperdícios, por meio da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

A doação feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e intermediada pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) foi possível graças a uma apreensão do Ibama numa das operações de combate à pesca irregular, no Pontal do Peba, e vai complementar a refeição de 16.700 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O evento desta segunda-feita reuniu, no Sesc, os elos do Mesa Brasil de solidariedade: parceiros, articuladores e os grandes beneficiados com a realização – as 175 instituições atendidas pelo programa. Na oportunidade, o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, falou sobre a importância dos programas executados pela pasta e também do trabalho que vem sendo feito pelas associações.

“A parceria está firmada. Estou tranquilo, pois o Mesa Brasil é um programa sério”, destacou o gestor da Seades, acrescentando que vai se reunir com empresários em busca de novas parcerias. “A intenção do governo é levar alimento a quem precisa”, disse Palmeira, que viaja nesta segunda-feira, a Brasília, em busca de novos recursos para assistir às vítimas das enchentes do ano passado.

Falando em nome das instituições atendidas pelo Mesa Brasil, a representante da Associação Beneficente da Santa Lúcia, Maria José Pauferro dos Santos, contou que o programa deu novo ânimo à sua vida. “Através de vocês, doadores, vários sonhos são realizados. O Mesa Brasil é um sonho, uma vida, e esse é um momento de muita felicidade. Quando eu já estava nas últimas, ressuscitei”, considerou ela, emocionada.

Também estavam presentes à entrega dos camarões o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac e Instituto Fecomércio Alagoas, Wilton Malta, e o chefe da divisão ambiental do Ibama/AL, Giovanni Pacelli, representando a superintendente regional, Sandra Menezes.

Pacelli agradeceu ao Sesc e ao secretário Marcelo Palmeira pela oportunidade de poder ajudar outras pessoas. “Isso começou com uma ação para combater a pesca ilegal. Agora o canal está aberto entre Ibama, Assistência Social e Mesa Brasil. E, a partir de hoje, toda apreensão será destinada ao Mesa Brasil”, garantiu ele.

“A emoção da representante da Santa Lúcia mostra o que é a presença do Mesa Brasil, o dia a dia das ações do projeto. E essa prestação de solidariedade muito nos alegra”, complementou Malta.

Implantado em Alagoas em 2003, o Mesa Brasil beneficia, atualmente, mais de 110 instituições sociais localizadas em Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Murici, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Capela.

Esse trabalho, que complementa diariamente mais de 20 mil refeições em Alagoas, só é possível graças à sensibilidade e solidariedade de empresários e feirantes – mais de 390 no Estado –, que compreendem a importância de doar alimentos e outros itens que, embora próprios para o consumo, seriam descartados.

Fonte: Ascom/Seades

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos