Greve do Ifal termina e aulas recomeçam na sexta

Em assembleia realizada nesta segunda-feira, 19, os trabalhadores docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) decidiram encerrar a greve que já durava quase 40 dias nos 11 campi do Estado.

Divulgação/ArquivoAssembleia decidiu pelo fim da greve no Ifal

Assembleia decidiu pelo fim da greve no Ifal

Em assembleia realizada nesta segunda-feira, 19, os trabalhadores docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) decidiram encerrar a greve que já durava quase 40 dias nos 11 campi do Estado. Com o fim da paralisação, as aulas devem ser retomadas na próxima sexta-feira, 23.

Alexandre Fleming, integrante do Comando de Greve, explicou que a decisão tomada durante a assembleia realizada no Campus de Maceió foi acirrada e não é um encaminhamento nacional, já que, em outros estados, a categoria permanece em greve desde julho passado.

“Não houve as conquistas esperadas, apenas promessas e a garantia dos 4% de reajuste que já havia sido aceito pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, mas a categoria entendeu que não havia mais condições de manter a greve”, afirmou.

Fleming acrescentou que a paralisação mostrou que há um novo setor com disposição de luta no Ifal, e que, mesmo com o fim da greve, a pauta de reivindicações locais será levada adiante: “Já estamos finalizando uma pauta local com vários pontos que serão entregues ao reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, com quem buscaremos um diálogo permanente”.

Reivindicações

Entre os pontos que compõem a pauta de reivindicações dos servidores do Ifal estão: reajuste emergencial de 15%; reestruturação das carreiras dos docentes e dos técnicos administrativos; redução da carga de trabalho; e a equiparação de direitos, como o auxílio alimentação, que existem em outras categorias de servidores públicos federais.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos