MPF/AL denuncia empresários por tráfico de drogas

O Ministério Público Federal em Alagoas denunciou nesta segunda-feira (19) o empresário macedônio Branislav Panevski, o empresário paulista Jair Antônio Orsine e o comérciário Thiago Reinaldo Paiva pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas (arts. 33 e 35, da Lei nº 11.343/2006), ambos na modalidade internacional.

De acordo com o procurador da República Gino Lôbo, que assina a denúncia, Orsine foi contratado por Panevski transportar de Franca/SP até Maceió 12 quilos de cocaína, com o objetivo de remetê-la ao exterior. Conforme os autos, Orsine saiu do município paulista dia 17 de dezembro de 2009, em um veículo Mercedez Bens dentro do qual transportava a droga, escondida entre calçados.

Ao chegar a Maceió, no dia 20 de dezembro do mesmo ano, conforme a denúncia, Orsine encontrou-se com Paiva, seu empregado no ramo de calçados, em São Paulo, e, juntos, os dois entregaram a Panevski, na orla de Pajuçara, o referido veículo contendo a droga. Ainda segundo os autos, na noite do mesmo dia os três denunciados foram então abordados por policiais federais num restaurante da orla e flagrados com quantias em moeda européia e brasileira (respectivamente, € 146.500,00 e R$ 6.290,00). O dinheiro foi encontrado no quarto de hotel onde Panevski estava hospedado.

Condenação no Espírito Santo – Um fato que chamou a atenção do MPF/AL e reforçou os argumentos da denúncia por tráfico internacional foi a prisão, em flagrante, Panevski, no início de novembro de 2010, no Espírito Santo, após o mesmo, por intermédio de sua empresa – a Stonetec Comércio Internacional – providenciar a perfuração de um bloco de mármore, que seria enviado para a Macedônia, onde escondeu um total de 158,7 quilos de cocaína divididos em 179 tabletes.

Na ocasião, as investigações realizada no Espírito Santo revelaram que o objetivo do empresário não era o comércio do mármore, mas sim a compra e venda de cocaína em grande quantidade. O fato levou o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), a denunciar Panevski e o mesmo foi condenado a 15 anos de prisão, por tráfico internacional de drogas (processo nº 0013823-32.2010.4.02.5001, 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Espírito Santo).

Os dois outros denunciados nesta segunda-feira pelo MPF/AL também não são réus primários, Orsine já foi condenado por tráfico de drogas, e Paiva, por crimes de quadrilha e receptação.

Fonte: Ascom MPF/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos