Alagoas tem segunda maior geração de empregos no País

Adailson Calheiros/Agência AlagoasAtividades relacionadas ao turismo colaboraram para o saldo positivo de empregos

Atividades relacionadas ao turismo colaboraram para o saldo positivo de empregos

O Estado de Alagoas teve o segundo melhor desempenho do País na geração de empregos com carteira assinada no mês de setembro, alcançando 31.937 novos postos de trabalho, sendo superado apenas pelo Estado de São Paulo. No comparativo de setembro deste ano com o mesmo mês do ano passado, Alagoas obteve em novos empregos um acréscimo de 10,21%, a maior taxa de crescimento verificada entre todos os estados no mês. Em relação aos últimos doze meses, houve um acumulado de mais 23.737 postos de trabalho, o que representou um incremento de 7,27%. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (18) pelo Ministério do Trabalho.

O setor de serviços teve uma variação positiva, considerando que Alagoas passou de um saldo de 360 postos, em setembro de 2010, para um saldo de 972 postos em setembro deste ano, obtendo um incremento de mais de 170%, com ênfase nas atividades relacionadas ao turismo, resultante da instalação de várias unidades hoteleiras no Estado. O segmento de transporte e comunicação obteve um acréscimo de 28%.

Por outro lado, as atividades agropecuárias tiveram um aumento no saldo de postos de trabalho, em virtude do período de safra, com a colheita de grãos, a exemplo do milho, feijão e mamona, comuns nesta época do ano.

De janeiro a setembro deste ano, houve uma expansão de mais 10.997 postos de trabalho, contrariando os indicadores do mesmo período em 2010, quando o numero de demissões foi superior ao de admissões. No mesmo período do ano passado, foram registrados menos 4 mil postos, o que mostra, hoje, uma evolução positiva na geração de empregos no Estado.

Os setores de atividades que mais contribuíram para este resultado positivo foram a Indústria da Transformação, com 30.383 postos, com uma variação positiva de 42,84%, Serviços, com 972 postos, Agropecuária, com 397 e Comércio, com 238 postos.

O Governo do Estado tem se empenhado no aumento da empregabilidade, com a atração de novas empresas, como a Braskem, em sua nova planta, cujo projeto da ampliação no Estado, da ordem de R$ 921 milhões, tem gerado cerca de dois mil empregos diretos em sua execução.

Outro grande exemplo é a construção do Parque Maceió, o novo shopping que estáem obras em Jacarecica e que proporcionará uma geração de 3.000 novos postos de trabalho diretos, aquecendo de forma substancial a economia alagoana.

“Já era de se esperar que Alagoas registrasse esse bom desempenho com o surgimento de novos postos de trabalho em setembro, devido às contratações do setor sucroalcooleiro. Estamos num período do início da safra de cana de açúcar, que contribui de forma decisiva para o incremento do emprego no perpiodo. Os números positivos de áreas que vêm se mantendo, como comércio e serviços, são a possibilidade do aquecimento das contratações temporárias, em função das vendas para o final do ano. A construção civil, que vinha se mantendo aquecida, teve um declínio devido à estabilização do setor”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta.

Quanto à evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes no mês de setembro, houve destaque para Coruripe, que ficou em primeiro lugar, com 5.407 postos de trabalho. São Miguel dos Campos se manteve em segundo lugar, com 2.654 novos postos; em Maceió, foram criados 2.560; Rio Largo registrou 2.525 e Campo Alegre, 1.915 vagas.

Interessados em emprego com carteira assinada devem procurar um dos postos do Sine/AL, localizados em Jaraguá, Benedito Bentes, JÁ Centro, JÁ Farol e JÁ Mangabeiras e no interior, nos municípios de Maragogi, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Penedo, São Miguel dos Campos, Arapiraca, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. O número de contato é o 3315-1875.

Os trabalhadores que desejam ser inseridos no mercado informal através da ocupação e geração de renda devem procurar a CTA – A Casa do Trabalhar Autônomo, na Av. Comendador Leão, 284 – Jaraguá. Mais informações pelo telefone 3315-1882 ou pelo endereço eletrônico www.trabalho.al.gov.br.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos