PSDB realiza seminário de formação política

Ascom PSDBAscom PSDB

Jovens tucanos de 12 municípios alagoanos e líderes da Executiva Estadual do PSDB de Alagoas prestigiaram neste sábado o I Seminário de Formação Política da Juventude tucana, realizado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado. O Seminário, promovido pelo segmento JPSDB em parceria com líderes do partido, também contou com a participação do secretário nacional da Juventude do PSDB, Wesley Goggi.

Ao proferir palestra sobre formação política para a juventude tucana, Goggi, destacou o papel do político alagoano Teotonio Vilela, o menestrel das Alagoas, como grande articulador por conquistas históricas como as Diretas Já e líder no processo pela redemocratização do Brasil. “O brasileiros tem orgulho do então político alagoano Teotonio Vilela, que abriu caminhos para este País e a quem muito devemos”, destacou Goggi.

O secretário nacional da Juventude Tucana exibiu documentário histórico sobre a formação do partido, estimulando o debate entre os jovens presentes e reforçando os princípios do PSDB. “A gente não pode esquecer a nossa origem. É preciso assumir um lado, permanecer nele e defendê-lo, sem deixar-se influenciar por convicções eleitorais. Vivemos uma era de influências e inversão de valores e a juventude do PSDB não pode permitir que isso aconteça”, avaliou o jovem líder tucano, defendendo entre os presentes uma “rebeldia consciente de quem tem a clareza de onde quer chegar”.

JPSDB TRANSFORMANDO
Segundo Goggi, a meta da JPSDB para as eleições de 2012 é lançar em todo o país cerca de 400 candidaturas jovens para renovar as Câmaras Municipais com o total apoio do partido. “É um projeto de formar lideranças com a missão de levar o compromisso social democrata Brasil afora”, afirmou.

Na ocasião, o presidente estadual do PSDB Alagoas, Claudionor Araújo destacou, entusiasmado, o papel transformador dos jovens na política alagoana, e ao fazer uma rápida avaliação sobre o governo de Teotonio Vilela Filho afirmou que “Alagoas está sendo reconstruída, em grande parte, pelo trabalho dos jovens”.

O presidente do partido também reforçou o papel de lideranças jovens dentro do PSDB, enfatizando o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Maceió Rui Palmeira. “Maceió terá um jovem capaz de administrá-la com muita competência, entusiasmo, vigor. Esse jovem que tem um histórico de responsabilidade e compromisso com o presente e com o futuro”, declarou Claudionor. Ao se pronunciar no seminário, o líder tucano também fez referência a figuras históricas do PSDB que tiveram sua juventude marcada pela militância política, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

TEMAS EM DEBATE
O seminário também colocou em debate o tema “PSDB: Seu pensamento, suas atitudes e os efeitos no Brasil”, apresentado pelo cientista político e professor Eduardo Magalhães. Durante sua exposição, o professor provocou a reflexão na juventude presente sobre “O que é a Social Democracia?” e destacou a importância da mobilização e da inteligência coletiva como determinantes para o sucesso em uma eleição.

“Sabe-se hoje que inteligência coletiva é um motor de maior influência que as decisões individuais. Deixo aqui a reflexão sobre a formação de lideranças como resultados de inteligência coletiva, de uma forma sofisticada de se pensar a política”, disse o professor, fazendo também referência à formação de líderes como o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Maceió Rui Palmeira.

O deputado federal tucano também proferiu palestra, apresentando dados referentes à atuação da oposição na Câmara Federal. O parlamentar destacou como principais atividades da bancada tucana a cobrança pela execução de obras do PAC e a fiscalização de projetos relativos à copa do mundo e olimpíadas.

Já em relação a Alagoas, Palmeira mencionou a articulação dos tucanos junto à bancada federal em prol do Estado para renegociação e revisão da dívida alagoana, superior a R$ 7 bilhões, e para a aprovação de emendas parlamentares favoráveis a projetos de infra-estrutura e desenvolvimento em vários municípios.

O parlamentar resumiu o papel da Juventude do PSDB como “a disseminação do senso de cidadania via militância, para o nosso hoje e para o nosso futuro”.

Fonte: Gabriela Rodrigues/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos