Sindjornal e Braskem premiam os melhores do jornalismo

Mais de quinhentos jornalistas de Alagoas e convidados participam no próximo sábado, dia 19, do Prêmio Braskem de Jornalismo, destinado aos autores das melhores reportagens produzidas entre 2010 e 2011. A solenidade de entrega do Prêmio, na casa de eventos Armazem Uzina, reunirá repórteres, editores, produtores, diagramadores e outros profissionais da área, além de estudantes, empresários da comunicação e autoridades.

Esta é a 22ª edição do Prêmio Braskem de Jornalismo. Criado em 1989, com o patrocínio da Salgema Indústrias Químicas – atual Braskem, ele é considerado o “Oscar” do jornalismo alagoano. Na edição deste ano concorrem 116 profissionais de TV, Jornal, Rádio, Web e Assessoria de Imprensa, além de 30 estudantes da Ufal, Cesmac e FITs. Os concorrentes inscreveram 247 trabalhos, 13% a mais que na edição do ano passado.

Os jornalistas disputam em onze categorias: Reportagem de TV, Reportagem Impressa, Fotografia, Diagramação, Webjornalismo, Radiojornalismo, Informação Esportiva, Informação Econômica/Política, Informação Cultural/Turística, Assessoria de Imprensa e Grande Prêmio. Estudantes de jornalismo concorrem na categoria especial Prêmio Freitas Neto. Os vencedores receberão troféu e dividirão um montante de R$ 37 mil. A maior premiação é para o Grande Prêmio Braskem de Jornalismo, cujo vencedor levará R$ 7 mil.

Julgamento
Realizado pelo Sindicato dos Jornalistas e a Braskem, o prêmio voltou a contar este ano com renomados profissionais na comissão julgadora, a exemplo de Celso Kinjo (coordenador de jornalismo da TV Cultura – SP), Anna Davies (ex-repórter e ex-apresentadora da Globo, TVE, Bandeirantes e SBT – RJ), José Roberto Serra Pinto (editor assistente do jornal O Globo – RJ), Antônio Paulo Santos (diretor da Federação Nacional dos Jornalistas e correspondente do Jornal A Crítica de Manaus – DF), e Paula Didier (jornalista da CDN Comunicação Corporativa – SP). Também deram grande contribuição ao julgamento professores da Ufal, Cesmac e FITs, que foram indicados pelas instituições de ensino. Todos irão prestigiar a festa de premiação neste sábado, a partir das 21 horas, no Armazem Uzina.

Evento neutro em carbono

A partir deste ano, o Sindjornal e a Braskem assumiram o compromisso de compensar o impacto ambiental do Prêmio. Neste sentido, toda a emissão de gás carbônico (CO2) gerada pela estrutura do evento já foi quantificada e será convertida em recursos para apoiar a produção de energia renovável. O projeto a ser apoiado é a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Mato Grosso, ligado ao Programa Evento Neutro. O processo lojístico da compensação é desenvolvido pela ECCAPLAN.

Fonte: Sindjornal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos