Programa de Aquisição de Alimentos pode dispor de R$ 3 mi

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), poderá dispor de R$ 3 milhões em 2012. A proposta está em avaliação no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que deve firmar um novo convênio com o governo do Estado.
Com a medida, 40 municípios devem ser cadastrados para participar do programa. Em 2011, 25 municípios participaram dessa modalidade do PAA e cerca de 500 agricultores foram beneficiados. Eles forneciam seus produtos uma vez por semana a uma Central de Compras. Nesse local, os alimentos eram separados pelos técnicos da Seagri e enviados para entidades assistenciais do próprio município.
“O PAA é um programa que atua em duas frentes: a primeira é gerar renda para as famílias do campo, pois é uma garantia de compra da produção. A segunda é fornecer alimento saudável, típico da região, para entidades assistenciais que precisam desse apoio”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas. “Para que os programas sejam efetivados, é preciso o interesse e a parceria das prefeituras”, completou.
“Tudo o que o agricultor conseguir produzir, o programa pode comprar. Em 2011, adquirimos cerca de 60 tipos de produtos, entre in natura e processados”, citou o coordenador estadual do PAA, Josemário de Medeiros.
Ele explicou que nos 25 municípios que aderiram ao PAA este ano, 275 entidades assistenciais foram cadastradas, como creches, unidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e ONGs. Juntas, essas entidades atendem a mais de 43 mil pessoas, que vivem numa situação de insegurança alimentar e nutricional.
Referência – Segundo a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Inês Pacheco, o PAA Compra Direta Local com Doação Simultânea de Alagoas foi considerado pelo MDS como referência de gestão para outros Estados.
Por esse motivo, em setembro deste ano técnicos e gestores do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA/ONU) estiveram em Alagoas para conhecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), trocar experiências e avaliar os casos de sucesso.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos