Luciano Barbosa leva toda experiência adquirida na vida pública para a AMA

AssessoriaLuciano Barbosa: escolhido em consenso para presidência da AMA

Luciano Barbosa: escolhido em consenso para presidência da AMA

Com seu nome sacramento para assumir a presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) no biênio 2009/2010, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB) tem tudo para ampliar ainda mais seus horizontes na política alagoana. O mandato é de dois anos – que pode ser renovado – tempo suficiente para que o presidente da entidade municipalista possa alcançar um destaque maior no cenário político alagoano, tornar-se mais conhecido junto aos eleitores e quem sabe projetar para si um futuro mais promissor.

Antes de virar prefeito de Arapiraca, Luciano, que é formado em engenharia civil e possui mestrado em economia pela Universidade Columbia, nos EUA, ocupou diversos cargos públicos, como secretário de Transporte e Obras do governo Divaldo Suruagy (1995/97) – nesse período foi coordenador do Programa de Desligamento Voluntário, o famigerado PDV – secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça, secretário de Saúde de Arapiraca e ministro da Integração Nacional no governo Fernando Henrique Cardoso.

Toda essa bagagem lhe será útil como presidente da entidade que congrega os prefeitos alagoanos, principalmente se for levado em conta que a escolha de seu nome para suceder o atual presidente da AMA, Jarbas Omena, aconteceu por consenso. Várias reuniões foram realizadas entre os pretensos candidatos ao posto, entre eles os prefeitos de Penedo, Alexandre Toledo (PSDB) e de Capela, João de Paula (PP). No final o argumento de que uma disputa enfraqueceria a entidade prevaleceu e Barbosa foi definido candidato único.

Filiado ao PMDB, Luciano Barbosa é um dos principais aliados do senador Renan Calheiros, o nome de maior prestígio do partido em Alagoas. Ao se dispor a disputar o cargo, Barbosa foi questionado pelo fato de que em seu primeiro governo (2001/2004) ter se mantido afastado das reuniões da entidade. Se defendeu, alegando que a administração de Arapiraca exigia muito de seu tempo e por isso optou por dedicar-se integralmente a resolver os problemas do município, hoje como uma população superior a 200 mil habitantes.

Consenso evita disputa e desgaste

O consenso em torno de seu nome evita ainda uma disputa entre o PMDB e o PP, partidos que elegeram o maior número de prefeitos nas eleições de 5 de outubro em Alagoas e presididos respectivamente pelo senador Renan Calheiros e o deputado federal Benedito de Lira. Juntos os dois partidos têm 38 prefeitos. O PP elegeu 22 prefeitos, mas três deles não puderam assumir o cargo em 1º de janeiro, ficando com 19. O PMDB tem 19 prefeitos também. Barbosa terá como vice o prefeito de Capela, João de Paula, do PP. Uma disputa poderia enfraquecer a entidade.

Barbosa leva para a AMA toda sua experiência de homem público. Leva idéias, projetos, respeito e o reconhecimento de quem por ter ocupado um cargo de ministro, possui as portas abertas em diversos ministérios federais. Se o cargo lhe trará credenciamento para que em um futuro próximo possa disputar o governo do Estado, somente o tempo e suas ações irão dizer. A única certeza que existe é a de que o prefeito de Arapiraca é um homem de grande experiência pública e que trabalha com gosto para ver sua cidade crescer cada vez mais.

A eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios acontece nesta segunda-feira, 26, a partir das 9 horas, encerrando-se a votação às 14 horas. Em seguida, acontece a inauguração das obras de reforma e ampliação do prédio-sede da entidade e a posse dos novos dirigentes.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos