Caravana Desarma Brasil chega a Alagoas

Maceió recebe nesta quinta e sexta-feira a Caravana Desarma Brasil, com o objetivo de ampliar e melhorar a Campanha de Desarmamento em todo o país e implantar uma cultura de paz no Estado. Em Maceió, a caravana conta com a iniciativa do Maceió Voluntário e da Mov Paz, organizações que compõem a Rede, e com o apoio da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Promoção dos Direitos e de Políticas para a Mulher.

O primeiro momento da caravana será nesta quinta-feira, a partir das 8h30, no Palácio República dos Palmares, com a presença de várias autoridades e associações de mulheres. O Estatuto do desarmamento será o principal assunto que, inclusive, também será levado às escolas, como forma de fomentar a cultura de paz e diminuir a violência em Alagoas. Às 15 horas, os representantes da Rede se reúnem com o superintendente da Polícia Federal, delegado Pinto de Luna. Na sexta-feira, a partir das 9 horas, haverá uma Sessão Pública na Assembléia Legislativa para tratar sobre o tema.

“Acho importantíssima essa ação, não só pelo tema, mas para que possamos avançar nesse tipo de política para o Estado. Muitas pessoas em Alagoas ainda andam armados e precisamos mudar essa cultura. Mobilizamos associações de mulheres para participar das ações da caravana como forma de servirem de multiplicadoras nessa cultura de paz”, afirmou a superintendente Micheline Toledo.

A secretária Wedna Miranda ao se reunir com os organizadores da caravana em Alagoas garantiu se engajar e citou a violência presente na vida de adolescentes, devido o uso de armas, como um dos motivos pelos quais ela defende o desarmamento.

De acordo com a presidente do Maceió Voluntário, Maristela Pozitano, o Brasil é o primeiro no ranking de mortalidade por arma de fogo. Ela acredita na ação da caravana e convida a população para se engajar nessa luta. “As mulheres são as grandes vítimas dessa violência, por isso a importância de participarem das atividades proporcionadas pela caravana. Acreditamos que o desarmamento diminui o número de mortes”, ressaltou Pozitano.

A Caravana Desarma Brasil foi criada em março de 2005 com o objetivo de ampliar e melhorar a Campanha de Desarmamento no Brasil. A iniciativa visa consolidar o Estatuto do Desarmamento, informando a sociedade sobre o seu conteúdo e fiscalizando o processo da sua implementação. Participam dela diversas organizações que trabalham com temas relacionados à segurança pública, ao enfrentamento da violência e à promoção da Cultura de Paz.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos